24°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Candidatura do Sogro de Bira da Barraca Pode Ser Suspensa por Violação Eleitoral

A candidatura de Piu (PSDB) enfrenta pedido de impugnação protocolado no TSE.

Redação
Por: Redação
19/08/2024 às 07h18
Candidatura do Sogro de Bira da Barraca Pode Ser Suspensa por Violação Eleitoral
Foto: Reprodução/Instagram

A candidatura de Domingos Tavares de Jesus, popularmente conhecido como Piu, sogro do atual prefeito Bira da Barraca, está sob risco iminente de suspensão devido a uma possível violação da legislação eleitoral. Segundo apurou o É Notícias, Piu, que é pai de Jaqueline Almeida, esposa do prefeito, pode enfrentar sérias dificuldades para manter sua candidatura em virtude das restrições impostas pela lei. Esta legislação proíbe que parentes diretos de chefes do Executivo concorram a cargos políticos no mesmo município durante o mandato.

Fontes ligadas ao grupo de Bira da Barraca revelaram ao jornalista Ramon Santos que o prefeito tem demonstrado um forte desejo de eleger seu sogro, uma estratégia que seria parte de um esforço para controlar o reduto eleitoral de um vereador do mesmo grupo. Esse vereador, de acordo com as mesmas fontes, não é considerado de confiança pelo grupo, tendo já saído e retornado algumas vezes. Durante a montagem dos partidos, vereadores da base de apoio de Bira teriam se manifestado contra essa preferência, mas foram ignorados. Essa situação tem gerado um desgaste significativo dentro do grupo político do prefeito, com muitos enxergando privilégios indevidos tanto para Piu quanto para Jaqueline, que além de esposa do prefeito, ocupa uma posição na Secretaria de Promoção.

Recentemente, em um vídeo divulgado no Dia dos Pais, Bira e Jaqueline anunciaram a chegada de um filho. Esse anúncio reforça ainda mais a relação entre ela e o prefeito. Essa conexão direta com o chefe do Executivo coloca a candidatura de Piu em risco, uma vez que o parentesco e a relação familiar clara e pública entre Bira e Jaqueline são elementos que podem levar à impugnação da candidatura do sogro, em conformidade com as normas eleitorais.

Adicionalmente, há uma movimentação dentro do grupo de Bira para garantir que apenas vereadores de confiança permaneçam no poder, visando uma renovação na Câmara de Vereadores. Um vereador do mesmo reduto eleitoral de Piu, que pertence ao grupo de Bira, tem expressado preocupações com essa preferência declarada do prefeito. Esse vereador, segundo informações obtidas pelo É Notícias, tem se articulado nos bastidores para que a candidatura de Piu seja impedida, buscando preservar sua própria posição e a coesão do grupo político do prefeito. A situação, ainda em desenvolvimento, promete desdobramentos significativos nas próximas semanas, podendo alterar o cenário político para as eleições de 2024.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários