A Costa do Sauípe, um dos destinos turísticos mais renomados da Bahia, foi escolhida como palco da abertura do 3º Fórum IberoMAB para jovens, promovido pela Unesco em parceria com outras instituições e apoiado financeiramente pelo próprio destino baiano. A cerimônia de abertura acontece no dia 2 de novembro, marcando o início do evento que seguirá até o dia 7, reunindo 80 jovens de 25 países para uma semana de atividades focadas em sustentabilidade e conservação.
Esta é a primeira vez que o fórum, voltado para o aprendizado prático e teórico em torno das Reservas de Biosfera, ocorre no Brasil. A iniciativa visa fortalecer a rede de jovens do IberoMAB, uma das empresas parceiras do evento, promovendo a troca de experiências e a criação de uma rede de apoio entre os participantes. Segundo Ana Bernardes, coordenadora da Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera, o fórum cria um espaço que valoriza a diversidade de ideias e incentiva a busca por soluções colaborativas para desafios ambientais compartilhados.
A escolha da Costa do Sauípe, localizada dentro do território da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, sublinha a importância da região para a realização do fórum. "Contribuir para que estratégias sobre a atuação jovem no Plano Global de Biodiversidade e outros temas sejam discutidos é uma forma de ampliarmos nossas iniciativas sustentáveis, que estão alinhadas com os temas que serão abordados durante o evento, como conservação ambiental e contribuições para a Agenda 2030 da ONU", afirma Neide Tavares, Gerente de Sustentabilidade da Aviva, empresa responsável pela gestão da Costa do Sauípe.
O fórum representa uma oportunidade única de conexão e aprendizado para jovens de diferentes culturas, com foco em práticas que promovam a sustentabilidade e a conservação ambiental, valores centrais da Agenda 2030 da ONU.
Mín. 24° Máx. 27°