Chuvas fortes são esperadas para grande parte do território nacional, nesta quarta-feira (8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos 20 estados podem sofrer com chuvas intensas, mesmo com as temperaturas seguindo elevadas.
É esperada forte precipitação na Bahia, em São Paulo, no Acre, no extremo oeste do Amazonas, no Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Ceará, Piauí e Tocantins. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h, acompanhadas de ventos fortes de 60 a 100 km/h, o que pode causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas atmosféricas.
Além disso, foi emitido alerta amarelo para chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, afetando áreas mais amplas do Amapá, Amazonas, Roraima, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul. A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode intensificar a ocorrência de chuvas frequentes e persistentes nesses estados, sistema que deve permanecer ativo até pelo menos esta quinta-feira (9), segundo o instituto.