26°C 28°C
Salvador, BA
Publicidade

Mais da metade dos rios do Brasil está sob 'pressão' e com vazão em risco

61% dos rios analisados têm potencial de perda de fluxo de água

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
10/02/2025 às 10h56
Mais da metade dos rios do Brasil está sob 'pressão' e com vazão em risco
Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional

A superexploração das águas subterrâneas já ameaça o fluxo da maioria dos rios brasileiros. Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, em parceria com colegas americanos, aponta que mais da metade dos rios do país apresenta risco na redução do nível das águas.

A pesquisa foi publicada na revista científica "Nature Communications" e analisou quase 18 mil poços em todo o território nacional e percebeu que a maioria deles, 55%, fica abaixo das superfícies dos riachos próximos.

Os resultados apontam que a maioria dos "rios perdedores" no país (69%) estão principalmente em áreas áridas ou áreas com uso agrícola intensivo. Na bacia  do São Francisco, por exemplo, 61% dos rios analisados têm potencial de perda de fluxo de água. Na região a utilização frequente das águas subterrâneas para a irrigação pode comprometer a disponibilidade de água nos rios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários