As praias de Madre de Deus, localizadas na Baía de Todos os Santos, no litoral de Salvador, foram consideradas próprias para banho, conforme o Boletim de Balneabilidade nº 10/2025, emitido em 14 de março de 2025 pela Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP/DIRAM). O relatório, que avalia a qualidade da água em diversos pontos da região, indicou que todos os locais analisados em Madre de Deus estão dentro dos padrões estabelecidos para recreação de contato primário.
Os pontos monitorados em Madre de Deus incluem áreas em frente à Igreja (BTS MD 100), à Câmara Municipal (BTS MD 200) e sob a ponte da cidade (BTS MD 300). Todos eles receberam a classificação "Própria", o que significa que as águas estão adequadas para banho e atividades recreativas, conforme os critérios estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 274/2000.
De acordo com a resolução, para que uma praia seja considerada própria, é necessário que em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, os níveis de Escherichia coli (bactéria indicadora de contaminação fecal) estejam dentro dos limites aceitáveis. Em Madre de Deus, os resultados das análises demonstraram que as águas estão em conformidade com esses parâmetros, garantindo segurança para os banhistas.
A população e os turistas que frequentam as praias de Madre de Deus podem aproveitar as águas tranquilas e seguras da região, mas devem sempre estar atentos às orientações dos boletins dos órgãos ambientais.
Em contato com a secretaria de meio ambiente do município de Madre de Deus/BA, a redação do portal énoticias foi informada que a prefeitura da cidade está plenamente atenta às condições de balneabilidade de suas prais, mantendo ações de fiscalizações, manutenções dos sistemas de águas pluviais e contato direto com a EMBASA em situações emergenciais. Além disso, a prefeitura informa que nesse momento está preparando um edital para licitação de empresa que irá realizar semanalmente a coleta, análise e acompanhamento dos indicadores de balneabilidade das praias do município, antecipando assim qualquer situação de risco para a saúde da população, banhistas e turistas.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Disque Meio Ambiente no telefone 0800 71 1400 ou enviar um e-mail para balneabilidade@inema.ba.gov.br, ou entrar em contato direto com a secretaria de meio ambiente do município por meio do telefone de contato da prefeitura de Madre de Deus (71) 3957-0329
Fonte: Boletim de Balneabilidade nº 10/2025, emitido em 14/03/2025 pela COCEP/DIRAM - INEMA