25°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

STF condena Carla Zambelli a 10 Anos de Prisão por Invasão ao Sistema do CNJ

Zambelli também foi condenada à perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis e o pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos .

Por: Tatiane Almeida
14/05/2025 às 21h35
STF condena Carla Zambelli a 10 Anos de Prisão por Invasão ao Sistema do CNJ
Reprodução

Em decisão unânime, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica. O caso refere-se à invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.

O julgamento, realizado em modalidade virtual, teve início na sexta-feira (9) e foi concluído nesta quarta-feira (14). Todos os ministros votaram a favor da condenação: Alexandre de Moraes (relator), Flávio DinoCristiano ZaninLuiz Fux e Cármen Lúcia.

A pena aplicada pode ser recorrida, e a defesa de Zambelli ainda pode apresentar embargos para tentar reverter ou reduzir a sentença.

O caso ganhou destaque por envolver uma parlamentar e uma suposta tentativa de acessar ilegalmente dados do CNJ, órgão responsável pelo controle administrativo e orçamentário do Poder Judiciário. A decisão do STF reforça o entendimento da Corte sobre a gravidade de crimes cibernéticos e a responsabilidade de autoridades públicas.

Agora, cabe à defesa de Zambelli definir os próximos passos jurídicos, enquanto o processo pode ainda passar por instâncias superiores, dependendo dos recursos apresentados.

A condenação deve gerar impactos no cenário político, uma vez que Zambelli é uma figura polarizadora e aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro. O PL ainda não se manifestou oficialmente, mas a decisão do STF tende a acirrar ainda mais o debate sobre supostos "lawfares" e a atuação do Judiciário.

O caso segue em aberto até o trânsito em julgado, mas a sentença já representa um marco na jurisprudência sobre crimes digitais cometidos por agentes públicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários