Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro nesta quarta-feira (25/06), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou avanços na pasta, como a ampliação do Mais Médicos, investimentos em especialização e a promoção do Dia da Saúde durante a COP30, em novembro, em Belém (PA).
Padilha reforçou a importância da vacinação contra a gripe, com campanha estendida a toda a população, e mencionou o Dia D Nacional de Vacinação, que atingiu 1,5 milhão de pessoas em 10 de maio. Sobre a dengue, alertou para a intensificação de ações no segundo semestre, incluindo a vacinação para adolescentes de 14 a 16 anos.
O Mais Médicos será expandido para 28 mil profissionais, dobrando o número em relação a 2022, e integra o programa Agora Tem Especialistas, que ganhará 3 mil novas vagas de residência. O SAMU 192 também será reforçado, com meta de 2,3 mil ambulâncias até 2026 — 2.223 já foram entregues.
Na COP30, o Brasil proporá um plano de adaptação dos sistemas de saúde às mudanças climáticas, com legados como a reforma de UBSs em Belém. Padilha citou ainda investimentos de R$ 400 milhões para cidades afetadas pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), incluindo a construção de um hospital universitário.
Participaram do programa veículos como Rádio Nacional, BandNews FM e Diário do Pará.