23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

Mata de São João está entre os municípios beneficiados pelo Novo PAC 2025

Levantamento do jornalista Ramon Santos, do É Notícias, confirma inclusão do município em nova etapa do programa federal

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
20/07/2025 às 10h02
Mata de São João está entre os municípios beneficiados pelo Novo PAC 2025
Imagem aérea da sede de Mata de São João, cidade da região metropolitana de Salvador — Foto: Eduardo Moody/Prefeitura de Mata de São João

Mata de São João foi contemplada na nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025 e vai receber 4 Combos de Equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 1 Kit de Equipamentos para Teleconsulta. A medida faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada à modernização da Atenção Primária e ao fortalecimento dos serviços públicos de saúde em todo o país.

Informações levantadas pelo jornalista Ramon Santos, do portal É Notícias, confirmam que a cidade está entre os municípios selecionados para esta fase do programa, conforme os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como o porte populacional e a distribuição proporcional dos recursos.

Equipamentos para UBS

Com investimento de R$ 1,58 bilhão, o Ministério da Saúde prevê a entrega de 10 mil combos de equipamentos para UBS em todo o território nacional. Os kits visam ampliar a capacidade de atendimento das unidades básicas, promover a integração com programas como vacinação, combate a arboviroses, acesso a especialistas, Rede Alyne, Mais Médicos e o SUS Digital.

Os equipamentos poderão ser entregues diretamente pelo Ministério da Saúde ou adquiridos pelas gestões municipais, após repasse de recursos vinculado à adesão à Ata de Registro de Preços.

Kit para Teleconsulta

Além dos 4 combos, o município também receberá 1 Kit de Equipamentos para Teleconsulta, destinado à estruturação de um ponto de telessaúde. A ação está inserida na estratégia SUS Digital – Telessaúde e inclui a entrega de equipamentos como notebook, televisor e webcam, viabilizando a realização de teleconsultas assistidas nas UBS.

Nesta segunda etapa, o governo federal está destinando R$ 105 milhões para a distribuição de 7 mil kits de telessaúde em todo o Brasil. A seleção levou em conta critérios técnicos, respeitando a proporcionalidade regional e a capacidade de implantação local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários