Mata de São João foi contemplada na nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025 e vai receber 4 Combos de Equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 1 Kit de Equipamentos para Teleconsulta. A medida faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada à modernização da Atenção Primária e ao fortalecimento dos serviços públicos de saúde em todo o país.
Informações levantadas pelo jornalista Ramon Santos, do portal É Notícias, confirmam que a cidade está entre os municípios selecionados para esta fase do programa, conforme os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como o porte populacional e a distribuição proporcional dos recursos.
Com investimento de R$ 1,58 bilhão, o Ministério da Saúde prevê a entrega de 10 mil combos de equipamentos para UBS em todo o território nacional. Os kits visam ampliar a capacidade de atendimento das unidades básicas, promover a integração com programas como vacinação, combate a arboviroses, acesso a especialistas, Rede Alyne, Mais Médicos e o SUS Digital.
Os equipamentos poderão ser entregues diretamente pelo Ministério da Saúde ou adquiridos pelas gestões municipais, após repasse de recursos vinculado à adesão à Ata de Registro de Preços.
Além dos 4 combos, o município também receberá 1 Kit de Equipamentos para Teleconsulta, destinado à estruturação de um ponto de telessaúde. A ação está inserida na estratégia SUS Digital – Telessaúde e inclui a entrega de equipamentos como notebook, televisor e webcam, viabilizando a realização de teleconsultas assistidas nas UBS.
Nesta segunda etapa, o governo federal está destinando R$ 105 milhões para a distribuição de 7 mil kits de telessaúde em todo o Brasil. A seleção levou em conta critérios técnicos, respeitando a proporcionalidade regional e a capacidade de implantação local.