23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

Unidade móvel de coleta de sangue amplia atendimento aos doadores em Salvador

Através das unidades móveis de coleta (hemóveis) e do posto temporário, a Fundação Hemoba amplia o atendimento aos candidatos à doação de sangue

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
01/08/2025 às 15h48 Atualizada em 01/08/2025 às 15h51
Unidade móvel de coleta de sangue amplia atendimento aos doadores em Salvador
Foto: Divulgação/Ascom Hemoba

Através das unidades móveis de coleta (hemóveis) e do posto temporário, a Fundação Hemoba amplia o atendimento aos candidatos à doação de sangue em Salvador. De 1 a 6 de agosto, exceto no domingo (9), o hemóvel estará no Salvador Shopping; e nos dias 7 e 8, no Tribunal de Justiça da Bahia (Centro Administrativo), das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. Já o Posto Temporário no Shopping Bela Vista funcionará durante todo o mês de agosto, das 9h às 18h. 

O atendimento nos hemóveis é realizado de forma espontânea, levando a coleta de sangue para locais de grande movimentação, como shoppings, centros urbanos e estações de transbordo. Essa iniciativa ajuda a reforçar o estoque estratégico da Hemoba, garantindo o atendimento seguro às unidades de saúde e hospitais. Além disso, aproxima a doação da rotina das pessoas, incentivando a população a doar sangue regularmente.

O hemóvel é um ônibus totalmente adaptado, com a mesma estrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba. Ele conta com triagem clínica, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue, mobiliário, equipamentos e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. Além da doação de sangue, os interessados podem aproveitar a presença do hemóvel para se cadastrar como doadores de medula óssea no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Critérios para doação -Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea -O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Unidades fixas –Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br /.

Fonte: Ascom/Hemoba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários