Alinhada ao compromisso da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) de aproximar os serviços de saúde da comunidade, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Limoeiro II realizou na tarde desta quinta-feira (7) uma importante ação no Residencial Morada dos Pardais II. A iniciativa levou atendimento médico, vacinação e atividades de promoção à saúde diretamente para a população, facilitando o acesso e fortalecendo o cuidado preventivo.
A programação contou com uma palestra educativa sobre saúde bucal, com aplicação de flúor para a comunidade. Também houve acolhimento especial feito pela equipe de enfermagem, com foco na saúde da mulher, incluindo encaminhamentos para exames preventivos e outros procedimentos importantes.
Além disso, a ação disponibilizou testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e de glicemia, atendimento médico para pacientes com hipertensão e diabetes, aplicação da vacina contra a Influenza (gripe) e ainda a pesagem e medição de crianças e mulheres beneficiárias do Bolsa Família.
A agente comunitária de saúde Cristiana Lago, da USF Jardim Limoeiro II, destacou a relevância do trabalho em campo. “Ontem a ação aconteceu no Residencial Morada dos Sabiás e hoje foi trazida também para o Morada dos Pardais, tendo como objetivo a promoção à saúde. O cuidado preventivo evita que casos mais graves cheguem às unidades de urgência”, afirmou.
A ação foi celebrada pelos moradores como uma oportunidade valiosa de cuidar da saúde perto de casa. A aposentada Bárbara Souza, de 42 anos, aproveitou para se vacinar, realizar os testes rápidos e passar por consulta médica. “Achei ótima essa ação, pois facilita para a população o acesso aos serviços de saúde. Espero que tenha mais vezes”, disse a moradora do Residencial Cardeais e Andorinhas, também localizado no bairro Jardim Limoeiro.
Vizinha de Bárbara, Elenilza da Silva, de 37 anos, levou seus três filhos — Mateus, de 5 meses, e as gêmeas Maria Júlia e Laura, de 5 anos — para participar da pesagem e receber as vacinas em dia. “A equipe foi bem atenciosa e acolhedora. Achei tudo ótimo”, comentou a auxiliar de serviços gerais.
Alcione Lopes, de 46 anos, moradora do Residencial Pardais II, teve participação ativa na mobilização e organização da atividade. Líder comunitária na região, ela destacou a importância de ações como essa para o bem-estar coletivo. “Trouxe minha família, que pode fazer vários serviços. É uma iniciativa muito boa, pois traz a saúde para mais perto da gente. Facilita, principalmente para os idosos. Muito importante mesmo”, pontuou.