Quase duas décadas após sua criação, a Cidade do Saber renasce para a população de Camaçari. Nesta quarta-feira (20), às 17h30, as portas do complexo cultural serão reabertas oficialmente com um evento que promete emocionar os presentes: um concerto especial da aclamada Orquestra Afrosinfônica, sob regência do maestro Ubiratan Marques.
A Secult (Secretaria de Cultura), responsável pela gestão do equipamento, preparou uma programação que mistura talentos locais e regionais, refletindo a diversidade cultural da região. O evento é gratuito, com ingressos disponíveis na bilheteria do Teatro Cidade do Saber a partir das 10h desta quarta-feira, ou mediante reserva online pela plataforma Sympla.
Para o secretário municipal de Cultura, a reabertura simboliza mais que a volta das atividades: "Este momento representa a reconexão com nossa identidade cultural. A Cidade do Saber sempre foi um celeiro de talentos e sonhos, e agora retomamos esse legado com força total".
Programação especial
O palco do teatro receberá não apenas a Afrosinfônica, mas também vozes consagradas da música baiana: Elly Nascimento, Nadja Meireles, Edy Xote, Simpa e Itana Rosa se apresentarão como convidados especiais.
Enquanto isso, no foyer do teatro, o público será recepcionado pelo som de Sil Figueiredo. A programação ainda inclui apresentações de trio de sopro, performances do grupo circense Procurando Arte, poesia com Lara Nunes e Silas Menezes, espetáculo de dança com Tainá Caetano e performances de Roberto Mendes, Ivanildo Antônio, da dançarina Angela Cheirosa, Hórus Orco e do grupo Beira de Rua.
Novos cursos e expansão
Além da celebração, a reabertura marca o retorno das atividades formativas. Serão oferecidas 3.030 vagas em cursos artístico-culturais variados, incluindo ballet, canto coral, teclado, teatro, dança de salão, capoeira, violão, bateria, desenho e pintura.
Pela primeira vez, as aulas acontecerão simultaneamente no complexo principal e em três equipamentos culturais espalhados pelo município: Pracinha da Cultura do Phoc III e nos Centros Culturais de Vila de Abrantes e Barra do Pojuca, democratizando o acesso à cultura em diferentes regiões.
Criada em março de 2007, a Cidade do Saber sempre foi um símbolo de desenvolvimento comunitário através da cultura, esporte e tecnologia. Sua reabertura consolida o compromisso da atual gestão com a valorização das representações locais e o fomento aos talentos da região.