Atendendo ao chamado de vacinação de cães e gatos, a população dos bairros Gleba B e Natal abriram as portas das casas para que a equipe da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) aplicassem os imunizantes nos pets. A ação, que faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos, foi realizada nesta terça-feira (19) e segue nos locais até quinta-feira (21), indo de porta em porta.
“Esse trabalho é importante porque atendemos pessoas que geralmente não podem levar o animal até a unidade de saúde, pessoas que têm animal de grande porte ou têm uma grande quantidade de animal, principalmente gatos, e aí elas são atendidas com esse processo de casa a casa”, explicou o agente de combate às endemias, Dílson Batista, que é também supervisor dos Programas de Combate à Raiva e a Leishmaniose.
A vacina, como destacou Batista, protege a todos, já que a raiva é uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida entre animais e humanos.
Tutora de dois cachorros, a cabeleireira Jô dos Santos, 66 anos, recebeu a equipe e comemorou a iniciativa que acontece através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Acho ótimo. Muitas pessoas não têm condição de levar os animais até uma clínica, então é um trabalho muito bom. Vacinei a Lua e a Kiara, estou satisfeita porque deu tudo certo”, afirmou.
Ao passar pela rua próxima onde reside, o tutor de Vini e comerciante Carlito Barbosa dos Santos, 64 anos, aproveitou para fazer a imunização do cachorro. “Estou indo para o sítio, aproveitei o momento, já que eu vi que a equipe estava ali, para vacinar, imunizar meu bichinho”, disse.
A Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos começou na última segunda-feira (18) e segue até o dia 30 de setembro. Além da vacinação casa a casa, que esta semana ocorre ainda nos bairros Machadinho, Parque Verde I e Gleba A, a aplicação da vacina também acontece em pontos fixos até sexta-feira (22), nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Camaçari de Dentro, Gleba E e Gleba B.
A ação tem programação semanal e o cronograma será divulgado periodicamente, ou seja, durante o andamento da campanha, quando finalizada uma etapa, serão divulgados os bairros da semana seguinte. O Dia D está programado para acontecer em 30 de agosto.
A vacinação é voltada para todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade, independentemente do estado vacinal anterior. Para realizar o procedimento é necessário apresentar documento original com foto e cartão de vacina, se houver. Pessoas menores de idade não podem levar o animal sem um responsável legal.