Produtores e empreendedores do setor rural de Camaçari embarcaram em uma missão empresarial voltada para o fortalecimento da cultura do agroturismo no interior da Bahia. Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), levou uma comitiva para participar da 21ª RuralTur – A Feira de Turismo Rural do Brasil, realizada pela primeira vez no estado, em Mucugê, na Chapada Diamantina.
O evento representa uma oportunidade estratégica para troca de experiências, aquisição de boas práticas e aplicação desses conhecimentos no município, segundo o secretário de Turismo, Patrício Oliveira. "Nesse momento da economia, em que o turismo em Camaçari desponta como uma ferramenta de inclusão social e de projeção como destino turístico de excelência, a RuralTur é de suma importância. Essa interação da nossa comunidade de produtores e empreendedores rurais nos permitirá transformar Camaçari também em um destino turístico de excelência e de experiências, elevando a qualidade no atendimento e o bem-estar da população", afirmou.
Sineide Cruz dos Santos, presidente da Associação de Agricultores e Piscicultores de Cancelas de Monte Gordo, destacou o potencial da experiência. "É trazer o conhecimento e levar o conhecimento para a nossa comunidade, ver como é feito o turismo aqui, um lugar muito bonito, muito rico. E a nossa comunidade também tem vários potenciais para que o turismo chegue lá, para que as pessoas também apreciem a nossa zona rural, que é muito importante", ressaltou.
A delegação de Camaçari é composta por sete produtores e empreendedores, atuantes em segmentos como queijo, leite, iogurte, meliponário, agricultura familiar e piscicultura. A participação do grupo conta com incentivo financeiro do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A programação da RuralTur, ao longo dos três dias, incluiu feira de produtos regionais, turismo de experiência, oficinas práticas e apresentações culturais, consolidando o evento como um espaço de troca de saberes e fortalecimento do turismo rural na Bahia.