
Pela primeira vez na história, uma mulher está à frente da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediada em Vila de Abrantes. A major Jeane Nascimento Ferreira da Silva Sousa assumiu oficialmente o comando da unidade durante cerimônia realizada nesta terça-feira (21), no auditório da empresa Tronox, no Polo Industrial de Camaçari.
O ato simbólico marca um avanço importante na representatividade feminina dentro da Polícia Militar da Bahia, além de reforçar a continuidade das ações de segurança pública na região da orla camaçariense. A major Jeane sucede o major Fábio Magalhães, que permaneceu no cargo por 82 dias e agora segue para uma nova missão em Jequié.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares. A vice-prefeita Pastora Déa Santos deu as boas-vindas à nova comandante e destacou o papel da 59ª CIPM na redução dos índices de violência.
“Sabemos do comprometimento que a polícia tem em diminuir a violência também aqui na orla, e vamos continuar trabalhando nessa parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar. Está chegando o verão e, com todo o planejamento e diálogo que já temos, vamos alcançar êxito nesse novo comando”, afirmou a vice-prefeita, ao agradecer o trabalho do antigo comandante.
Representando o prefeito Luiz Caetano, a titular da Secretaria de Governo (Segov), Ednalva Santana, reforçou o alinhamento entre a gestão municipal e as forças de segurança.
“Nós temos dois desafios grandes. Nomeamos o Gabinete de Gestão Integrada na Secretaria de Governo para que possamos trabalhar junto com todos os órgãos, prevenindo e combatendo a violência. Além disso, vamos assinar com o Governo do Estado o programa Bahia Pela Paz, que instalará ainda este ano coletivos de segurança nos Phoc’s e em Abrantes”, destacou.
O comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS), coronel Taylon Teixeira Cavalcante, conduziu o evento e enfatizou os resultados positivos da cooperação entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Camaçari.
“Estamos fazendo mais uma mudança para continuar com essa parceria produtiva e garantir que o cidadão de Camaçari tenha tranquilidade para ir e vir aonde quiser”, disse o coronel.
Em seu discurso de posse, a major Jeane Nascimento destacou a importância de uma gestão participativa e integrada com a sociedade. Segundo ela, o foco será fortalecer o policiamento ostensivo, garantindo mais segurança para moradores e turistas.
“Chego para dar continuidade ao trabalho de qualidade que já vem sendo feito na 59ª CIPM. Quero fortalecer as parcerias com o poder público, especialmente a prefeitura, e fazer uma gestão de segurança pública integrada. Aproximar a Polícia Militar da comunidade é um desejo do nosso comandante-geral e também meu”, afirmou a nova comandante.
A major Jeane possui uma sólida formação acadêmica e profissional. É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia (turma de 2001) e bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Também é especialista em Prevenção da Violência, Promoção da Segurança e da Cidadania pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Segurança Pública pela APMBA e em Gestão e Docência Escolar pela Universidade Católica do Salvador (UCSal).
Atualmente, é aluna especial do mestrado profissional em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Entre suas formações complementares, destacam-se cursos de Policiamento Ambiental, Comando Intermediário Operacional, Gestão por Processos e Gestão da Qualidade.
Na carreira operacional, atuou como subcomandante da 29ª CIPM, chefe de Planejamento Operacional da 37ª CIPM e instrutora do estágio operacional do Curso de Formação de Oficiais. Também integrou a equipe de segurança da Cúpula da América Latina e Caribe, sob responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
A major ainda coordenou operações de segurança durante pleitos eleitorais nos municípios de Coaraci e São Miguel das Matas, além de ter exercido cargos de coordenadora de apoio administrativo e financeiro, coordenadora do Centro de Valorização à Mulher e diretora-adjunta do Colégio da Polícia Militar da Ribeira.
Pelos relevantes serviços prestados, foi agraciada com a Medalha do Mérito Marechal Argolo de Visconde de Itaparica e com as Medalhas de Tempo de Serviço de 10 e 20 anos, reconhecendo sua dedicação e profissionalismo junto à Polícia Militar e à sociedade baiana.
O major Fábio Magalhães, que deixa o comando da unidade, fez um balanço de sua breve, mas intensa, passagem pela 59ª CIPM.
“A gente hoje passa o comando da 59ª CIPM com o coração repleto de gratidão e satisfação. Mesmo sendo um curto período, nossa missão tem muito a ver com intensidade. E foi com intensidade que geri essa unidade, realizando ações preventivas e pensando sempre no melhor para a comunidade da orla camaçariense”, afirmou.
A ascensão da major Jeane Nascimento representa não apenas uma transição de comando, mas também um marco histórico para a Polícia Militar da Bahia — o fortalecimento da presença feminina em posições de liderança e o compromisso contínuo com uma segurança pública mais integrada, humana e próxima da população.