A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP), segue com equipes em campo para monitorar e atuar diante das fortes chuvas que atingem o município desde o início da semana.
De acordo com a secretaria, até o momento foram registradas três ocorrências — duas quedas de árvores e um deslizamento de terra — todas na sede da cidade. Não há, por enquanto, vias interditadas ou bloqueadas para o tráfego de veículos.
As equipes da SEOSP estão realizando vistorias nas áreas consideradas de risco e substituindo lonas em encostas e contenções. Antes mesmo do início das chuvas, agentes municipais já haviam concluído a limpeza de bueiros e sistemas de drenagem, em ação preventiva motivada por alerta emitido pela CODESAL na semana passada.
Na tarde desta quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível de alerta para laranja em toda a Bahia, o que indica risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios em cidades com áreas vulneráveis. Para Mata de São João, a previsão é de muitas nuvens, pancadas de chuva e possibilidade de trovões isolados.
A Prefeitura orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato com a SEOSP pelo telefone (71) 9 9690-0531.