
O Instituto Butantan começará a entregar 1,3 milhão de doses da vacina contra a dengue ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. As primeiras 300 mil doses devem ser enviadas no início da próxima semana, e até o final de janeiro de 2026, o restante, cerca de 1 milhão de doses, estará disponível para distribuição.
A Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. Antes de sua aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o instituto já havia iniciado, de forma antecipada e sob risco, a produção do imunizante em seu parque industrial, garantindo agilidade na disponibilização para a população.
A vacina representa um avanço significativo no combate à dengue no Brasil, uma vez que a dose única simplifica o esquema de imunização e pode aumentar a cobertura vacinal em todo o país.