Dentro de uma triste realidade, onde os profissionais de educação recebem abaixo do piso salarial, Mata de São João é um dos poucos municípios baianos que respeitam a Lei que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional.
Recentemente, um artigo que analisa a implantação desta Lei, publicado pelos professores Maria José Rocha Lima e José Sadio Ramos, aponta que a maioria dos municípios baianos não paga o piso dos professores.
Na pesquisa, apenas 35% dos municípios cumprem integralmente a Lei 11.738/2008. Fazendo parte deste escopo e contribuindo com a valorização da classe, entre 2022 e 2023, a Prefeitura de Mata de São João reajustou o valor do vencimento dos professores em 33,24% e 14,95%, respectivamente.
Mas os benefícios não param por aí! Mostrando cada vez mais comprometimento com a educação, a Prefeitura de Mata, através da Secretaria de Educação, bonifica os professores com as seguintes vantagens, sobre o salário: Gratificação de Atividade complementar 20%, para os professores de educação infantil e Fundamental I; Gratificação por Titulação 15%, 25% e 35%, para graduação, pós-graduação e mestrado; Gratificação por incentivo à docência 10% e Abono de Assiduidade e pontualidade 10%.
“Por aqui, educação sempre vai ser coisa séria, por isso não medimos esforços para fazer o melhor”, afirma o prefeito João Gualberto, que pelo segundo ano consecutivo, reajustou o piso no município.