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Alunos de 35 escolas públicas recebem 667 Chromekooks do Estado durante Caravana Digital, em Lauro de Freitas

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação (SEC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ação tem o objet...

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA) Fonte: Secom Bahia
31/08/2023 às 03h25
Alunos de 35 escolas públicas recebem 667 Chromekooks do Estado durante Caravana Digital, em Lauro de Freitas
Foto: Mateus Pereira

O Governo da Bahia entregou, nesta quinta-feira (31), 667 Chromebooks que vão contemplar 35 escolas públicas do município de Lauro de Freitas. O evento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC) com a presença do vice-governador, Geraldo Junior, e da secretária da educação, Adélia Pinheiro. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação (SEC) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ação tem o objetivo de implementar o uso de tecnologias digitais nas redes públicas estaduais e municipais de ensino, em escolas de ensinos Fundamental e Médio. Serão contempladas oito unidades estaduais e 27 municipais, dentro do programa Educação Conectada.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O vice-governador destacou o investimento para a educação tanto das unidades estaduais quanto das municipais, no que chamou de mais uma ação efetiva da gestão estadual para a transformação da vida dos baianos. “Essa entrega de quase 700 equipamentos vem para a inovação, globalização da educação e, acima de tudo, preparar os nossos jovens para um futuro melhor”, declarou Geraldo Júnior.

Os Chromebooks são computadores projetados para realizar tarefas de modo mais rápido e fácil, com um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem. A entrega aconteceu junto com a sexta edição da Caravana Digital, realizada por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que mobilizará cerca de 1.057 estudantes e 67 docentes que, durante dois turnos, participarão de atividades lúdicas e formativas e terão acesso a jogos analógicos e digitais.

“Isso é uma demonstração da importância de trazer a tecnologia para dentro do processo pedagógico, da formação de nossos estudantes. Portanto, uma ação positiva, imprescindível que o Governo do Estado faz, através da Secretaria de Educação, para a incorporação de tecnologias em processos educativos”, afirmou a secretária Adélia.

De acordo como diretor do IAT, Iuri Rubim, a ideia da caravana digital é percorrer várias unidades escolares, levando possibilidades diferentes de uso da tecnologia na educação e na aprendizagem. “A gente percebe que as escolas, às vezes, não têm tanta familiaridade de quais são as possibilidades de uso dessa tecnologia. Então, a gente faz opções tanto low-tech, que é de baixíssima tecnologia, não precisa de eletricidade nem de conectividade, mas são formas de usar a tecnologia à mão na massa, que os alunos constroem coisas. E outras tecnologias já um pouquinho mais avançadas, inteligência artificial, cortadora laser, controles de computador a partir de placas, a partir do deslizado à mão. Tudo isso é um esforço para que tanto professores quanto estudantes percebam que há várias formas, inclusive mais divertidas, de aprender”, explicou.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Estudantes e professores do CEEPTIC e das escolas convidadas participaram de atividades interativas envolvendo realidade aumentada, fotografias com chroma-key, experimentos com inteligência artificial e gravação de podcast, dentre outras oficinas. Aluna do 3º ano, Lorena Marcelino participou com os colegas da experiência em chroma-key que os projetou para uma foto na Torre Eiffel, ponto turístico francês. “Eu acredito que o propósito dessa caravana é mostrar para as pessoas a nova era tecnológica, a era digital, e que as pessoas possam aprender a usufruir disso tudo que está aqui para poder ser visto, tocado, experimentado. As pessoas têm que conhecer aquilo que é novo. Eu amei, me senti em Paris. Uma experiência única”, contou a jovem.

Repórter: Lina Magali

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