24°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Psicólogas da SEC realizam oficinas sobre autocuidado e saúde mental nas escolas

Entre os temas abordados nesses primeiros dias do mês de outubro estão autocuidado, saúde mental e motivação, com a perspectiva de fortalecer os ví...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
05/10/2023 às 11h36
Psicólogas da SEC realizam oficinas sobre autocuidado e saúde mental nas escolas
Foto: Divulgação/SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvasp), promove, ao longo do ano, diversas atividades direcionadas ao bem-estar, à prevenção e promoção da saúde de estudantes, professores e servidores nas escolas. Entre os temas abordados nesses primeiros dias do mês de outubro estão autocuidado, saúde mental e motivação, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre os integrantes da comunidade escolar; criar espaços de escuta; e proporcionar apoio socioemocional.

Nesta quinta-feira (5), no Colégio Estadual Ypiranga, no bairro Dois de Julho, por exemplo, o tema abordado foi ‘A ansiedade e seus impactos no dia a dia’, pela psicóloga Jaqueline Noronha, da equipe do Pasvasp. Já na sexta-feira (6), pela manhã, será a vez da comunidade escolar do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado nos Barris, conversar sobre ‘Autocuidado e saúde mental’.

Ainda na sexta, no turno da tarde, o tema ‘Ansiedade e seus impactos no dia a dia’ será abordado para a comunidade escolar do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão. “O cuidado com a comunidade escolar reflete em um ambiente acolhedor e saudável. A parte pedagógica, inclusive, ganha em qualidade diferenciada e todo o benefício chega para nossos alunos”, afirmou Jaqueline.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, ressaltou que, além da função pedagógica no ensino de conteúdos curriculares, a escola direciona suas ações para criar espaços de promoção da saúde, da cidadania e do acolhimento para o desenvolvimento de uma convivência inclusiva. “Na prática, os alunos têm melhoria no desempenho, no fortalecimento da saúde mental e na redução do risco de evasão, já que o ambiente escolar é um espaço onde são muitas as oportunidades de se trabalhar a construção da cultura da paz, incentivando a prática de atitudes saudáveis do ponto de vista físico e emocional”, destacou.

É o que atestou a professora Ana Lúcia Passos, que participou, junto a mais 14 colegas, de um encontro promovido pelo Pasvasp, na quarta-feira (4), no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Jonathas Teles de Carvalho, em Feira de Santana. “Com este diálogo, aprendi que não posso mudar as pessoas ou mesmo fugir dos problemas, mas a forma como lidarei com eles fará toda a diferença. Sou um ser ativo e posso me posicionar frente às situações, preferencialmente, para promover o companheirismo e o bem”, destacou.

A atividade foi orientada pela psicóloga Bruna Oliveira, do Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19). Para ela, investir na promoção da saúde é fundamental para que a escola e os estudantes tenham colaboradores ativos e dispostos a desempenhar seus papéis com qualidade e motivação. “O Pasvasp tem sido fundamental para a comunidade escolar, permitindo, inclusive, que os professores tenham um espaço de escuta e acolhimento, além de promover o autoconhecimento e a capacitação continuada”, avaliou.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários