A montadora chinesa BYD, líder mundial em veículos elétricos, anunciou nesta segunda-feira (9) a instalação de três fábricas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As unidades vão produzir ônibus, caminhões e baterias elétricas, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.
O evento de lançamento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do governador da Bahia, do prefeito de Camaçari e de representantes da empresa.
Em seu discurso, Alckmin destacou a importância da BYD para o meio ambiente e para a inovação. Ele disse que o projeto é um exemplo de neoidustrialização com sustentabilidade e que está alinhado com a agenda ambiental do presidente Lula.
“A chegada dessas três fábricas mostra um grande exemplo da neoidustrialização com inovação e sustentabilidade. Esse projeto não é para o futuro, mas uma necessidade do presente. A pauta da descarbonização, do combate ao aquecimento global é de extrema relevância para o presidente Lula. Então, a instalação desse empreendimento mostra o Brasil como protagonista com a agenda ambiental”, afirmou.
Alckmin também ressaltou os investimentos que serão feitos em pesquisa e inovação, além de pontuar a empresa como uma indústria verde e inovadora.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços enalteceu o Nordeste como polo da energia renovável e afirmou que com a chegada da BYD haverá um grande programa de descarbonização.
“O Nordeste é uma grande capital da energia renovável - energia solar e eólica - além da chegada do hidrogênio verde. A chegada da BYD demonstra o programa do governo Lula de desenvolvimento com sustentabilidade”, acrescentou.
A BYD é uma empresa global que atua em diversos setores, como transporte, energia, tecnologia e informação. Ela é a maior fabricante de baterias recarregáveis do mundo e a segunda maior produtora de veículos elétricos. A empresa tem como missão criar soluções inovadoras para um futuro sustentável.