Quem precisou faltar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por um motivo justificado, como o diagnóstico de alguma doença infectocontagiosa ou um problema logístico, poderá solicitar a reaplicação da prova até esta sexta-feira, 25. As situações devem ser comprovadas pelos candidatos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reaplicação será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
No caso de ausência por sintomas de doenças, o candidato vai ter que comprovar com um atestado médico. Em relação a problemas logísticos, como falta de energia, as solicitações vão ser avaliadas de acordo com as possíveis intercorrências registradas.
Agora, quem faltou às provas por outras razões que não estão previstas no edital, não tem direito à reaplicação. Caso o participante tenha comparecido a apenas um dia, ele vai receber o boletim de desempenho individual, mas a pontuação só servirá para autoavaliação de conhecimento.
O gabarito oficial do Enem foi divulgado nesta quarta-feira, 23. Já o resultado final estará disponível para os candidatos só em 13 de fevereiro de 2023. O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, em instituições públicas e privadas.