Na noite da última quinta-feira, 14 de março, foi inaugurado no Distrito de Amado Bahia, em Mata de São João, um Complexo Educacional, antes as ruinas do Matadouro. A solenidade foi iniciada pelo Pe. Anderson, que abençoou a inauguração da Capela São José, parte integrante desse novo espaço.
Entre os presentes, a aluna da rede municipal, Marcele, declamou uma poesia sobre a comunidade, destacando os valores unem os moradores, como amor, amizade, gentileza, empatia, afeto, felicidade, resiliência, respeito, gratidão e esperança. Para simbolizar tudo isso, flores foram entregues por ela às autoridades presentes.
Edna Costa, moradora de muitas décadas na comunidade, não escondeu sua felicidade ao ver a antiga igreja e o matadouro restaurados, um desejo antigo realizado. "Estou muito feliz por ver nossa igreja e nosso matadouro restaurados. Sempre pedi a Deus para não me deixar morrer sem ver isso aqui transformado", confessou.
Alexandre Rossi, Secretário de Turismo, compartilhou a realização de um sonho coletivo, transformando o antigo matadouro em um complexo educacional para a geração Z. "Aqui teremos aulas de robótica, ambiente metaverso, equipamentos de informática e muito mais para atender a nova geração. Confesso que estou impressionado", disse.
A Secretaria de Educação, representada por Alex Carvalho, destacou o significado desse novo espaço como esperança para um futuro melhor. "Estamos oferecendo tecnologia e oportunidades para a nossa população local, especialmente para as crianças da nossa cidade. Não estamos medindo esforços", garantiu.
O Prefeito Bira encerrou o evento com orgulho, ressaltando o compromisso de preparar os jovens para o mercado de trabalho. "Ao entregar esse equipamento restaurado, estamos proporcionando oportunidades iguais para nossos alunos, independentemente da origem socioeconômica", afirmou.
A solenidade de entrega contou ainda com apresentações de alunos do Centro de Educação e Artes e do artista Fred Tabareu, além de grupos culturais.