O mercado imobiliário da Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem mostrado um crescimento notável, com um aumento impressionante de 559,9% no número de unidades lançadas no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse desempenho coloca a RMS na liderança no Nordeste, superando as regiões metropolitanas de Fortaleza e Recife. De acordo com dados da Brain Inteligência Estratégica, divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA), o número de unidades lançadas saltou de 242 para 1.597, destacando a diversificação de produtos e a infraestrutura que está se consolidando na região.
Camaçari, com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, representa cerca de 54% do PIB de Salvador. Esse potencial econômico tem atraído o interesse de diversos investidores. A incorporadora OR, por exemplo, anunciou um investimento de R$ 200 milhões em novos projetos imobiliários na cidade e em outros municípios da RMS. Estima-se que o investimento gere mais de 500 empregos diretos e indiretos. Para Daniel Sampaio, diretor superintendente da OR na Bahia, o mercado imobiliário local tem se consolidado como uma excelente oportunidade de negócios. “As opções de moradia e serviço que antes se concentravam em Salvador foram se expandindo para a RMS, criando novas possibilidades de investimentos e de novos empreendimentos imobiliários”, afirma.
Um exemplo do sucesso no segmento é o Terra Dourada Parque Camaçari, um empreendimento da OR, que teve 100% das suas obras concluídas e já está pronto para receber os moradores. A localização estratégica do projeto, próximo ao Polo Industrial de Camaçari e no Bairro Novo, tem sido um atrativo para quem trabalha na região. Além disso, a proximidade de centros de serviços, como escolas, farmácias, o Shopping Boulevard Camaçari, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Hospital Geral, torna a área ainda mais desejada.
O crescimento econômico da região tem contribuído para a valorização do Bairro Novo, que se tornou uma excelente opção de moradia, beneficiada pela ampliação da Avenida Jorge Amado e pela construção do novo campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A entrega do Terra Dourada é, para Daniel Sampaio, uma confirmação do sucesso do empreendimento e da boa receptividade da cidade.
Mín. 24° Máx. 27°