25°C 27°C
Salvador, BA

Estudantes da Bahia Disputam Grande Final do Concurso de Iniciação à Robótica da Bracell

Projetos inovadores de robótica educacional buscam soluções sustentáveis para o cotidiano, com foco em preservação ambiental e desenvolvimento tecnológico.

Redação
Por: Redação
17/12/2024 às 18h31
Estudantes da Bahia Disputam Grande Final do Concurso de Iniciação à Robótica da Bracell
Foto: Acervo Bracell

Na próxima quarta-feira, 18, estudantes de sete escolas públicas dos territórios do Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano participarão da grande final do concurso do projeto de Iniciação à Robótica da Bracell. O evento ocorrerá no Centro de Vivência da Bracell, em Alagoinhas, e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de práticas de robótica educacional, alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental.

Ao longo de quatro meses de aprendizado, os alunos elaboraram projetos inovadores, como o "Sistema de irrigação automatizado", desenvolvido por estudantes do 7º ano da Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista, em Entre Rios; o "Sistema de alerta de incêndio", criado pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Rômulo Galvão, em Catu; e o "Sistema de reutilização de água de chuva", idealizado pelos alunos do 3º e 4º anos da Escola Municipal Ananias de Moura Requião, em Santo Amaro. Outros projetos finalistas incluem soluções como estufas automatizadas, monitoramento da qualidade da água e automação de dispositivos domésticos.

Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell para o Nordeste, destaca a importância do evento. "A cerimônia de premiação será um momento para celebrar as conquistas e o empenho desses estudantes, bem como de todo o corpo docente, no desenvolvimento de projetos sustentáveis. Com o uso do conhecimento de robótica, eles elaboraram soluções práticas para o dia a dia", afirma. Ela também ressalta que o projeto faz parte do Ecomunidade, uma iniciativa do Bracell Social que capacita moradores da região para atuarem como ecoagentes, promovendo práticas sustentáveis.

A edição de 2024 do projeto Iniciação à Robótica foi realizada em parceria com a Código Kid Alagoinhas – Escola de Robótica e Programação, e beneficiou 162 estudantes. Durante a formação, foram oferecidas oficinas práticas que abordaram questões socioambientais e de sustentabilidade, estimulando os alunos a criar soluções para desafios do cotidiano.

Escolas e Projetos Finalistas:

  1. Escola Municipal Alaíde Santana Santos (Alagoinhas - Comunidade Tombador)
    Projeto: Estufa Automatizada com Arduino (Alunos do 4º ano)

  2. Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista (Entre Rios)
    Projeto: Sistema de Irrigação Automatizado (Alunos do 7º ano)

  3. Escola Municipal Rômulo Galvão (Catu)
    Projeto: Sistema de Alerta de Incêndio (Alunos do 5º ano)

  4. Escola Municipal Professora Carminha (Santo Amaro)
    Projeto: Monitoramento da Qualidade da Água (Alunos do 4º ano)

  5. Escola Municipal Josiane Santos da Conceição (São Sebastião do Passé)
    Projeto: Energia Renovável com Painéis Solares (Alunos do 6º ano)

  6. Escola Municipal Ananias de Moura Requião (Santo Amaro)
    Projeto: Sistema de Reutilização de Água de Chuva (Alunos do 3º e 4º anos)

  7. Escola Municipal Angelina Garcia Avenas (Itanagra)
    Projeto: Automação de Lâmpadas e Dispositivos Domésticos (Alunos do 7º ano)

O evento de premiação será uma excelente oportunidade para valorizar o papel da educação e da tecnologia na formação de uma nova geração de jovens conectados com as questões ambientais e de sustentabilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários