O nome Gael continua a dominar o ranking dos nomes mais registrados na Bahia, sendo o mais escolhido para meninos pelo quarto ano consecutivo. Em 2024, foram registrados 1.951 Gaels, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (25) pela Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). No entanto, a popularidade do nome apresentou uma queda em relação ao ano passado, quando houve 2.207 registros.
Entre os nomes femininos, Helena mantém sua liderança com 1.353 registros em 2024. Embora continue sendo a escolha preferida para meninas, o nome também perdeu força em comparação com 2023, quando somou 1.448 registros.
Logo após Helena, o nome Maitê se destaca como o segundo mais registrado entre as meninas, com 1.236 ocorrências. Laura ocupa o terceiro lugar, com 1.026 registros.
Em relação aos nomes compostos, Maria Cecília e João Miguel são os mais populares no estado.
Na capital baiana, no entanto, Gael perde a liderança para Theo, que ocupa o primeiro lugar entre os meninos com 303 registros. Ravi e Heitor vêm logo atrás, com 296 e 279 registros, respectivamente.
Entre as meninas, Helena segue em primeiro lugar com 245 registros, mas Maitê surpreende, subindo para o terceiro lugar com 217 registros, superando Liz, que havia sido a terceira colocada nos últimos dois anos. Laura ocupa o segundo lugar com 233 registros.
Carlos Magno Alves, presidente da Arpen Bahia, explica que os nomes que se repetem tanto na Bahia quanto na capital refletem o cenário nacional. “Cada registro faz parte da identidade cultural do local que a pessoa vive, e esse espaço é influenciado pelos costumes e pelas tendências virtuais”, afirma.
Apesar das variações, Gael e Helena seguem como os nomes preferidos dos baianos, mantendo sua posição de destaque no ranking de 2024.