A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Falsas Promessas, que investiga uma organização criminosa suspeita de lavagem de dinheiro proveniente de rifas ilegais. Entre os presos estão influenciadores digitais, como Franklin Reis, conhecido como "Neka", e o popular Nanam Premiações, detido junto com sua esposa.
Franklin Reis foi preso no dia do seu aniversário, acusado de integrar o esquema. Já Nanam Premiações e Rahmon Dias, outro alvo da operação, já haviam sido detidos em 2024, durante a primeira fase da investigação. Desta vez, Rahmon foi preso em São Paulo.
A operação cumpriu 22 mandados de prisão preventiva, incluindo cinco policiais militares, além de 30 buscas e apreensões e seis medidas cautelares alternativas à prisão. As investigações apontam que o grupo movimentava grandes quantias por meio de rifas não autorizadas, caracterizando crime de estelionato e lavagem de dinheiro.
As autoridades reforçam que a ação visa coibir esquemas que se aproveitam da credibilidade de influenciadores para aplicar golpes. Os investigados responderão pelos crimes perante a Justiça.