O conselheiro Nelson Pellegrino foi eleito, por unanimidade, vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), durante sessão plenária realizada nesta quinta-feira (10). Ele assume o cargo em substituição ao conselheiro Mário Negromonte, que se aposentou no último dia 6 de julho, ao atingir a idade limite de 75 anos prevista para todos os servidores públicos.
Pellegrino cumprirá o mandato da vice-presidência até março de 2027. Ao agradecer o apoio dos colegas conselheiros, destacou o compromisso de fortalecer o papel do TCM na sociedade e reforçou a importância de seguir investindo na qualificação e modernização da Corte. Segundo ele, o objetivo é contribuir de forma mais efetiva com o avanço da administração pública e o atendimento às demandas sociais crescentes.
Com a mudança na vice-presidência, os conselheiros também definiram que a direção da Escola de Contas do TCM, até então sob responsabilidade de Pellegrino, será assumida provisoriamente pelo presidente da Corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. Ele acumulará a função até que o governador Jerônimo Rodrigues nomeie um novo membro do Tribunal, escolhido entre os integrantes do Ministério Público de Contas. O presidente sugeriu ainda que os demais conselheiros compartilhem a gestão da Escola, reforçando o papel estratégico da instituição nos últimos anos.
Com a nova configuração, a Mesa Diretora do TCM passa a ser composta pelo conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto (presidente), Nelson Pellegrino (vice-presidente) e Plínio Carneiro Filho (corregedor-geral). Já as câmaras técnicas e setores específicos seguem sob a liderança dos conselheiros Paulo Rangel (1ª Câmara), Ronaldo Sant’Anna (2ª Câmara) e Aline Peixoto (Ouvidoria).