A atuação conjunta entre a Prefeitura de Camaçari e as forças de segurança tem gerado resultados expressivos no combate à criminalidade. De acordo com dados do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), o município registrou uma redução de 16,3% no número de homicídios no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 77 mortes violentas neste ano, contra 92 em 2024.
O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, destacou o impacto positivo da parceria com a atual gestão municipal. “A parceria que tem se fortalecido com a atual gestão, o convênio existente e as ações realizadas indicam uma tendência de redução das ocorrências mais graves. Já houve uma queda da criminalidade no mês de junho”, afirmou.
À frente do batalhão há apenas 43 dias, o tenente-coronel já comemora avanços: foram realizadas 38 prisões em flagrante, cumpridos quatro mandados de prisão, apreendidas oito armas de fogo, 46 ocorrências com apreensões de drogas e lavrados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência.
Além da repressão ao crime, a prefeitura tem investido em ações integradas e preventivas. Em maio, Camaçari aderiu ao programa Bahia pela Paz, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDH), que atua com centros de referência em direitos humanos em áreas de alta vulnerabilidade. As ações são voltadas a jovens de 12 a 29 anos e suas famílias, com atendimento de advogados, psicólogos e assistentes sociais.
Na área da educação, o município também tem fortalecido a prevenção. Em junho, 1.253 estudantes da rede pública municipal concluíram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).
Outro destaque é o projeto Guardiões Escolares, lançado em julho, que leva às escolas da sede e orla ações semanais com foco na mediação de conflitos, combate ao bullying e à violência escolar.
Complementando a estratégia, no início de julho, a prefeitura instituiu o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O novo instrumento busca unir esforços das esferas municipal, estadual e federal para desenvolver políticas públicas integradas nas áreas de segurança, defesa civil e ordenamento urbano.
“Temos mantido um diálogo constante com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Governo do Estado. Essa é uma das agendas mais desafiadoras. Por isso, precisamos dessa unidade para cuidar da cidade e de quem vive aqui”, destacou o prefeito Luiz Caetano.
Com ações integradas e diálogo permanente entre governo e forças de segurança, Camaçari dá um passo importante rumo à construção de um território mais seguro, com foco na prevenção, educação e proteção social.