A montadora chinesa BYD promoveu, nesta semana, uma grande ação de recrutamento em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, em parceria com o Centro de Intermediação e Apoio ao Trabalhador (CIAT) e o SineBahia. A iniciativa ocorreu na Casa do Trabalho e teve como objetivo acelerar as etapas iniciais do processo seletivo para a nova fábrica da empresa no município.
Durante os atendimentos realizados na quarta-feira (24) e sexta-feira (26), cerca de 850 candidatos foram acolhidos pela equipe da BYD, recebendo informações sobre os cargos disponíveis e as etapas da seleção. A ação reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento social da região.
“Com esta iniciativa, a BYD reforça o seu compromisso com a geração de emprego e renda na Bahia e com o desenvolvimento social do município de Camaçari", afirmou Tyler Lie, presidente da BYD Auto do Brasil.
A movimentação despertou entusiasmo e esperança entre candidatos de diferentes perfis. Gerson Morais, 57 anos, morador de Camaçari e ex-funcionário da antiga fábrica da Ford entre 2002 e 2021, destacou o desejo de recomeçar. “É uma coisa que sempre gostei de fazer. Agora estou na expectativa de ocupar esse cargo na BYD, porque me sinto bem com esse tipo de trabalho e é uma empresa multinacional bem-conceituada. Espero ter uma carreira tão longa quanto a que tive na Ford”, declarou.
Para Diarileine Xavier, 46 anos, a oportunidade representa um recomeço. “Depois dos 40, fica mais difícil reingressar no mercado. Quando aparece uma oportunidade como essa, a gente se sente viva de novo. É um sonho que pode, sim, acontecer”, afirmou ela, que busca uma vaga como operadora de produção.
Já os mais jovens também enxergam na montadora uma porta de entrada promissora. Nathan Alexandre, de 20 anos, que tenta o primeiro emprego como operador de produção, mostrou otimismo: “A gente está aqui para crescer junto com a empresa”. Matheus Souza, interessado na área de logística, compartilhou o sentimento: “Estou animado e esperançoso. Sei que posso crescer junto com a empresa”.
Das 3 mil vagas diretas anunciadas para a unidade de Camaçari, 508 já estão disponíveis nas plataformas do SineBahia e do CIAT. A expectativa é de que a BYD gere até 20 mil empregos diretos e indiretos quando estiver em plena operação na Bahia. Atualmente, a planta industrial em Camaçari já emprega cerca de 1.000 colaboradores brasileiros.
A instalação da BYD no município marca uma nova fase na economia local após a saída da Ford, e reacende a esperança de milhares de trabalhadores baianos por uma oportunidade no setor automotivo.