24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Viação Regional e Viação Jauá encerram atividades após 30 anos na Bahia; monopólio no setor aumenta com Cidade Sol

Após três décadas de operação, empresas deixam de operar linhas em dezenas de cidades; grupo Cidade Sol assume rotas e amplia domínio no transporte intermunicipal baiano.

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
03/08/2025 às 14h41 Atualizada em 03/08/2025 às 14h51
Viação Regional e Viação Jauá encerram atividades após 30 anos na Bahia; monopólio no setor aumenta com Cidade Sol
Foto: Reprodução

As tradicionais empresas de transporte rodoviário Viação Regional e Viação Jauá anunciaram neste sábado (1º), por meio de comunicado nas redes sociais, que encerrarão suas atividades a partir de setembro, após três décadas de operação no estado da Bahia.

Com o fim das operações, as linhas atualmente atendidas pelas duas empresas serão repassadas para a Viação Cidade Sol, pertencente à família Carletto, grupo que passa a deter o maior monopólio da história do sistema intermunicipal de transporte de passageiros da Bahia, segundo o Sindicato dos Rodoviários Metropolitano.

Atualmente, a Viação Regional atende municípios como Alagoinhas, Camaçari, Cipó, Cícero Dantas, Feira de Santana, Inhambupe, Jeremoabo, Nova Soure, Olindina, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Terra Nova e Teodoro Sampaio, além de cidades da Região Metropolitana de Salvador.

Já a Viação Jauá, fundada em 1997, atua principalmente no Recôncavo Baiano, operando em cidades como Amargosa, Varzedo, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Mangabeira, Cruz das Almas, Conceição da Feira e São Gonçalo, além de Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Maragojipe e Muritiba. Na região metropolitana, seu principal destino é Candeias.

Com a reconfiguração do setor, cresce a expectativa sobre como será a transição de gestão, a manutenção de empregos e a qualidade dos serviços prestados à população. O impacto para os usuários das linhas envolvidas deve ser monitorado nas próximas semanas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários