O Banco Central anunciou que, a partir de setembro, o Pix ganhará uma funcionalidade bastante esperada: o Pix Parcelado. Essa nova opção vai permitir que os usuários façam pagamentos via Pix e dividam o valor em parcelas mensais, com juros, parecido com o parcelamento no cartão de crédito.
Enquanto o pagamento poderá ser parcelado, quem receber a quantia terá o valor total disponível imediatamente — uma das vantagens tradicionais do Pix. O recurso poderá ser usado em qualquer tipo de transação via Pix, inclusive entre pessoas físicas.
De acordo com o Banco Central, o Pix Parcelado tem como foco ampliar o uso do Pix no varejo, especialmente para compras de valores mais altos, atendendo principalmente os cerca de 60 milhões de brasileiros que ainda não possuem cartão de crédito.
Outra novidade do Pix prevista para 2026
Além disso, o Banco Central revelou outra inovação: o Pix em Garantia, que deve ser lançado em 2026. Essa modalidade permitirá que empresas e empreendedores usem seus recebíveis futuros via Pix como garantia para empréstimos e outras operações de crédito.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, comparou essa ferramenta a um “crédito consignado para autônomos”, pois as instituições financeiras poderão consultar o histórico de recebimentos pelo Pix para liberar empréstimos.