O governo federal anunciou que, nas próximas semanas, será lançado o programa “Gás para Todos”, voltado a ampliar o acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda. A iniciativa foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Segundo ele, o benefício contemplará aproximadamente 15 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família, que terão direito ao fornecimento gratuito do botijão de 13 kg. “É mais dignidade no lar, mais comida na mesa e mais justiça social. Isso é governar cuidando de gente”, escreveu Rui Costa em uma publicação nas redes sociais.
Como vai funcionar
O “Gás para Todos” será o substituto do atual Auxílio Gás, que hoje paga em média R$ 108 às famílias em situação de vulnerabilidade para a compra do botijão.
Pelas novas regras:
Terão acesso ao programa famílias que recebem até meio salário mínimo por mês (R$ 759) e que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
A principal mudança é na forma de pagamento: em vez de receber o valor diretamente, como acontece hoje, os beneficiários terão o botijão entregue por uma revenda cadastrada no programa. O governo fará o repasse do dinheiro diretamente ao revendedor.