Com foco no crescimento industrial e nas novas tendências de mercado que prometem impulsionar a economia de Camaçari, a Prefeitura do município realizou nesta terça-feira (19) a segunda reunião de alinhamento com o Governo do Estado, a montadora BYD e o Senai Cimatec. O principal objetivo do encontro foi ampliar as oportunidades de qualificação da mão de obra local, fortalecendo o desenvolvimento sustentável da região.
O encontro aconteceu na Cidade do Saber (CDS) e apresentou propostas de cursos profissionalizantes voltados aos moradores do município. Atualmente, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), mantém tratativas com o Senai para a oferta de cursos técnicos no setor automotivo, atendendo às demandas de Camaçari e da Região Metropolitana de Salvador. A expectativa é abrir mais de 400 vagas para os cursos.
"A qualificação profissional dos nossos jovens e adultos é uma das prioridades. Montamos uma comissão importantíssima para tratar dessa agenda, que é central tanto para o Governo do Estado quanto para o município de Camaçari. Vamos preparar trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade para estarem aptos e serem absorvidos pelas empresas que estão chegando, tendo como ponto de partida a BYD", destacou o prefeito Luiz Caetano.
A secretária de Educação do Estado, Rowena Brito, ressaltou a importância da parceria entre setor público e privado. "É uma alegria estar em Camaçari para dar seguimento a essa grande rede de qualificação profissional, formada pelo compromisso do estado e do município, em unidade, e a partir daí com o setor privado. Estamos fomentando a empregabilidade local, atingindo desde os estudantes até a população em geral. Em breve, vamos anunciar essas novas oportunidades", afirmou.
O diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai Cimatec, Walter Pinheiro, enfatizou o compromisso da instituição com o desenvolvimento local. "O Cimatec abraça esse novo projeto com o município, com quem temos uma forte aliança, contribuindo para o crescimento da cidade do ponto de vista formativo. É sempre satisfatório participar de iniciativas que promovem o protagonismo das pessoas que vivem na cidade", disse.
Luiz Fernando Santos, responsável por Relações Internacionais da BYD, destacou o impacto da montadora para a economia nacional e a importância de qualificar a mão de obra local. "A BYD chega a Camaçari como um marco importante para a indústria automobilística brasileira, simbolizando a reindustrialização e modernização do setor. O município também ganha, e firmamos o comprometimento com a qualificação da mão de obra local", afirmou.
O encontro contou ainda com a participação das secretárias de Cultura, Elci Freitas, e de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele, além do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos.