Os apicultores e apicultoras da Associação de Apicultores das Comunidades Pombalenses (Ascomp), em Ribeira do Pombal, comemoram um novo marco para a produção de mel no Semiárido Baiano. A associação recebeu do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), uma moderna unidade de beneficiamento de produtos apícolas, construída do zero na comunidade Fazenda Aracaju. A agroindústria foi planejada para atender a demanda crescente das famílias da região e tem capacidade para triplicar a produção diária de mel.
Segundo o presidente da Ascomp, Paulo Almeida, a nova estrutura traz agilidade e qualidade ao processo produtivo. “Com a chegada dessa casa de mel, conseguimos colher e devolver as melgueiras ao campo com mais rapidez, o que aumenta a produtividade e melhora a qualidade do produto. Antes, nossa capacidade era de cerca de três toneladas por dia. Agora, vamos alcançar de 8 a 9 toneladas, que serão processadas no entreposto da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp)”.
Entre as inovações da agroindústria familiar, destaca a desoperculadora automática, equipamento capaz de realizar em um único dia o equivalente a 30 vezes o trabalho manual de um apicultor. “É o sonho de qualquer produtor”, resume Almeida.
A logística dos apicultores também ganhou um salto de eficiência. Como explica o associado José Carlos Santos, o deslocamento até a cidade para entrega da produção já não é mais necessário. “Essa agroindústria da Ascomp é maior e mais próxima da gente. Isso facilita muito, principalmente na safra, quando não precisamos ir até o entreposto da Cooarp para entregar o mel”.
Com mais comodidade, tecnologia e capacidade produtiva, a nova unidade representa mais renda e autonomia para as famílias apicultoras, além de garantir aos consumidores da marca Melira o acesso a produtos ainda mais saborosos, nutritivos e com origem no Semiárido baiano.
Fonte: Ascom/CAR