
Após período de melhorias estruturais, a Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza, localizada no bairro da Gleba C, foi entregue à população nesta sexta-feira (14), totalmente requalificada. A ação, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), integra um conjunto de intervenções que vêm transformando diversas unidades escolares da sede e da orla municipal, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no ambiente de aprendizagem.
Atendendo cerca de 502 estudantes do 6º ao 9º ano, a escola agora oferece espaços renovados e condições mais adequadas para o desenvolvimento pedagógico.
O prefeito Luiz Caetano enfatizou o trabalho de requalificação que vem sendo executado nas escolas municipais. “Cada unidade entregue representa um passo importante na valorização da educação pública e no cuidado com as nossas crianças e jovens, que nasceram para brilhar e se desenvolver. Nosso objetivo é preparar essa juventude para o futuro e a escola é parte fundamental nesse processo. Em breve, vamos trazer ainda muitas outras melhorias, climatizar e dar mais conforto para nossos estudantes”, afirmou.
O secretário de Educação, Márcio Neves, reforçou a constância e o acolhimento promovidos em cada entrega. “A gente tem procurado ficar cada dia mais próximo da comunidade escolar. Estamos com essa ação de toda sexta-feira entregarmos uma unidade escolar requalificada, trabalho que vai além da entrega da unidade, pois é também um momento de escuta com os estudantes, professores e todos os servidores. Temos muitas novidades que estamos construindo baseado em cima dessa escuta qualificada, para que em 2026 a educação funcione com uma qualidade ainda muito melhor”, destacou.
Entre os serviços executados estão a instalação de climatização nas salas da Direção, Coordenação e Secretaria Escolar, trazendo mais conforto térmico para o cotidiano da unidade. Além disso, a Sala dos Professores recebeu uma nova pia, melhorando a funcionalidade do ambiente. Foi feita também a substituição do revestimento cerâmico dos sanitários dos estudantes, bem como a reforma completa do sanitário da Coordenação, e a troca do madeiramento da cobertura do anexo, que abriga os depósitos geral e de material esportivo.
O projeto incluiu ainda o fechamento em alvenaria da antiga janela da Secretaria; revisão completa da cobertura, substituindo elementos danificados; troca do forro em PVC; além da pintura geral de toda a unidade, proporcionando um ambiente renovado e mais acolhedor.
Para a diretora da escola, Geiza Santos, a requalificação representa mais do que melhorias estruturais. “É uma transformação que impacta diretamente o clima escolar e a forma como alunos e professores vivenciam o dia a dia. A sensação é de que ganhamos uma nova escola, mais organizada e preparada para o ensino contemporâneo. Estamos muito gratos por esse olhar e por saber que tem muito ainda por vir”, disse.
Coordenador de Infraestrutura da Seduc, Plinio Moura destacou o cenário do antes e depois com a entrega da requalificação. “O Luiz Rogério era uma das escolas que a gente recebeu no início da gestão com estado mais precário, uma escola que tem 44 anos de existência. Fizemos essa requalificação agora com todo carinho e cuidado, mas importante frisar que temos grandes planos para essa escola”, explicou.
Entre os estudantes, o sentimento é de satisfação. “Está tudo reformado, pintado e bonito. Melhora até a motivação para estudar. Gostei bastante das cores, antes era tudo verde”, compartilhou o estudante do 8º ano Pedro Henrique Souza, 14 anos, morador do bairro Parque Verde I.
Luna Machado, 14 anos, também estudante do 8º ano, destacou a valorização dos espaços essenciais. “Os banheiros ficaram muito melhores, o campo foi capinado, as cores estão bem alegres, trazendo vida para nossa escola. Antes estava tudo muito feio mesmo, com aspecto de abandono. Agora, a escola está mais bonita e com isso ajuda no nosso desempenho”, contou.
A manhã de celebrações ainda foi abrilhantada pela premiação do Campeonato Interclasses 2025, projeto desenvolvido em parceria com os professores da unidade, visando estimular o esporte como importante mecanismo de aprendizagem. Nas modalidades premiadas estão xadrez, futebol feminino e masculino, corrida, entre outras.
“Esporte é vida. Para nós, uma grande alegria proporcionar esse momento de integração entre os estudantes. E hoje, comemoração dupla: fizemos a cerimônia de premiação e também comemoramos as melhorias da nossa unidade escolar”, endossou o professor Rogério Pimenta, um dos idealizadores do campeonato.
Foto: Juliano Sarraf