24°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

BYD chega a Camaçari com expectativas e responsabilidades, diz governador

Montadora chinesa de carros elétricos inaugura fábrica em Camaçari e recebe incentivos do governo estadual

Redação
Por: Redação
09/10/2023 às 15h35
BYD chega a Camaçari com expectativas e responsabilidades, diz governador
O lançamento da BYD aconteceu na manhã desta segunda-feira (9) | Bnews - Divulgação Joilson Cézar / BNews

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), celebrou a chegada da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), em um evento que contou com a presença do presidente Lula e de outras autoridades.

“É um dia de muita alegria. É um dia que a gente vem anunciar a implantação da indústria da BYD e junto com este anúncio, a gente traz um conjunto de expectativas, mas também de responsabilidades”, disse o petista. Ele destacou que a demanda da empresa era que o governo federal criasse um ambiente favorável com estímulos fiscais e regulatórios para o setor de veículos elétricos.

“E assim está sendo feito. Por parte da gente, nós estabelecemos alguns acordos, inclusive na mediação das negociações entre a transição Ford e BYD”, afirmou Jerônimo, referindo-se ao fechamento da fábrica da Ford em Camaçari, que foi adquirida pela BYD.

O governador também anunciou que assinou um documento que vai ser enviado para a Assembleia Legislativa, “isentando IPVA de carros elétricos no valor de até 300 mil reais”. Segundo ele, terão outros incentivos nesse sentido, como a redução do ICMS sobre a energia elétrica utilizada para recarga dos veículos.

A BYD pretende investir R$ 2,5 bilhões na Bahia e gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. A empresa planeja produzir 40 mil carros elétricos por ano em Camaçari, além de baterias, painéis solares e outros equipamentos. A expectativa é que a fábrica comece a operar em 2024.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários