Diversos municípios baianos, como Salvador, Feira de Santana e Camaçari, amanheceram sob chuva nesta terça-feira (26), e o clima seguirá instável durante a semana. De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas continuarão ao longo do dia e nesta quarta-feira (27). Na quinta-feira (28), a previsão é de instabilidade com chuvas moderadas, enquanto o sol deve predominar novamente na sexta-feira (29).
O cenário é provocado por uma frente fria associada a um corredor de umidade, que aumenta os riscos de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet orienta que, durante rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, para prevenir acidentes.
O Inmet também emitiu um alerta laranja de "perigo" para acumulado de chuvas e chuvas intensas em várias regiões da Bahia. Entre as áreas afetadas estão o Vale São-Franciscano, Centro Norte, Centro Sul, Nordeste, Extremo Oeste e Região Metropolitana de Salvador.
Para essas zonas, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia – consideradas intensas a partir de 25 mm/h – e ventos de 60 a 100 km/h.
Em situações de emergência, a população pode buscar apoio da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com o tempo instável, a pergunta que fica é: quando a Bahia poderá voltar à sua rotina? Enquanto isso, cuidados redobrados são essenciais para garantir a segurança.