As intensas chuvas que atingem Salvador desde o último domingo (24) têm causado uma série de transtornos e danos em diversas regiões da cidade. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até as 20h23 desta terça-feira (26), foram registradas 115 ocorrências relacionadas ao temporal.
Entre as situações mais frequentes estão ameaças de desabamento (38 casos), ameaças de deslizamento (31) e deslizamentos de terra (26). As regiões mais afetadas incluem Subúrbio/Ilhas (16 ocorrências), Itapuã/Ipitanga (21), Cabula/Tancredo Neves (16), Pau da Lima (22) e Liberdade (14).
Na noite de terça-feira, as sirenes de alerta foram acionadas nas áreas da Baixa do Cacau e Bom Juá, evidenciando o alto risco de desastres nesses locais. Já na manhã desta quarta-feira (27), a Baixa dos Sapateiros foi interditada após o desabamento parcial de um casarão abandonado na noite anterior. Apesar do susto, não houve feridos.
As chuvas também afetaram o transporte marítimo. As travessias de lanchinhas entre Salvador e Mar Grande, assim como Salvador e Itaparica, permanecem suspensas pelo terceiro dia consecutivo. O ferry-boat, no entanto, segue funcionando normalmente.
As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam o alerta para que a população evite áreas de risco durante o período de chuvas.