O novo Plano de Governo propõe uma ampla reestruturação administrativa e social no município, com destaque para a criação de secretarias voltadas a jovens e mulheres, descentralização de serviços públicos na zona rural e implementação de políticas sustentáveis. A proposta visa maior inclusão, modernização e eficiência no atendimento às demandas da população.
Nesse sentido, o que esperar do novo ciclo de gestão Municipal de Mata de São João entre 2025 e 2028? O énoticias avaliou cuidadosamente o plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral, observando os principais pontos que destacam as mudanças planejadas para as secretarias e ações relacionadas:
Criação de Novas Secretarias:
Secretaria de Juventude:
Foco em dar voz aos jovens, promovendo um espaço para discussão de problemáticas, apresentação de ideias e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à juventude.
Casa da Mulher Matense (embora não seja nomeada como secretaria):
Um espaço para oferecer suporte psicológico, jurídico e assistencial às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica. O projeto também busca empoderamento econômico feminino por meio de oficinas e cursos.
Mudanças e Ampliações Previstas:
Secretaria de Promoção Social:
Descentralização dos serviços com a construção de pontos de apoio na zona rural.
Construção de uma nova unidade para o Conselho Tutelar, oferecendo maior estrutura e suporte.
Ampliação de programas sociais como "Casa Bela", com reformas de moradias e erradicação de casas de taipa.
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade:
Ampliação de áreas de conservação e implantação de projetos como o Parque Linear do Rio Jacuípe.
Revisão e modernização do código de obras para alinhar as construções aos princípios de sustentabilidade.
Criação de corredores ecológicos e um galpão de compostagem.
Secretaria de Educação:
Instituição de novos programas como o "Programa Mais Ciência", focado em letramento digital e educação científica.
Ampliação dos centros de atendimento educacional especializado e escolas técnicas.
Criação de uma escola bilíngue e implantação de berçários para crianças a partir de 7 meses.
Secretaria de Saúde:
Ampliação e modernização do Hospital Municipal.
Criação de uma UPA no litoral e centros de reabilitação física e intelectual.
Pontos de Destaque:
O plano foca na descentralização e acessibilidade dos serviços públicos, principalmente para áreas rurais e de difícil acesso.
Incentivo ao uso de tecnologia e inovação em várias áreas, como agricultura, educação e saúde.
Criação de espaços para grupos específicos, como mulheres e jovens, indicando um esforço para atender às necessidades específicas de diferentes segmentos da população.
Valorização de políticas públicas integradas, unindo ações entre secretarias para maior eficiência e abrangência.
Essa análise destaca como o plano pretende transformar e adaptar a estrutura administrativa e social do município, visando maior inclusão, modernização e atendimento às demandas da população local.
Especialistas em gestão municipal consultados pelo énoticias, avaliam que as mudanças pretendidas podem contribuir significativamente com os novos desafios e demandas que o município deve enfrentar nos próximos 4 anos. A ideia de uma secretaria específica para conduzir os aspectos de meio ambiente e sustentabilidade é muito bem avaliada por todos os especialistas consultados, desatrelando-a da pasta de secretaria de desenvolvimento urbano, o que aparentemente pode estar gerando impressões negativas por conflitos de interesses dentro de uma mesma pasta.
Especialistas consultados apontam ainda alguns pontos de avanços conceituais que poderiam contribuir com práticas modernas da administração pública:
Reposicionar a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – SEDEER, para uma Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação. Esta pasta iria trabalhar nas dimensões de atrair investimentos públicos e privados, apoiar e atrair “startups” e fomentar a inovação tecnológica, e não apenas vislumbrando aspectos econômicos, e sim aos aspectos socioeconômicos.
Reposicionar a Secretaria de Cultura, Comunicação e Esporte – SECCE, para duas novas secretarias, uma Secretaria de Esportes e Lazer, outra Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade, transformando ainda a Pasta da comunicação em um órgão com STATUS de uma Secretaria, contudo, sendo denominada de ASCOM - Assessoria de Comunicação Institucional, ligada diretamente ao gabinete do prefeito;
Reposicionar a Secretaria de Educação para uma Arrojada Secretaria de Educação e Formação Profissional, que iria fomentar e desenvolver estratégias para o oferecimento e fortalecimento de cursos técnicos e profissionalizantes alinhados às demandas do mercado local, fomentando ainda a participação dos alunos em todas as etapas dos ciclos das olimpíadas do conhecimento (matemática, ciências, história etc.) para estudantes de escolas públicas. Criar mecanismos para elevar o IDEB de Mata de São João para acima da média nacional;
Criar uma Secretaria de Governo e Relações Institucionais, que seria responsável por Coordenar ações governamentais e fortalecer relações com outras esferas de poder e sociedade civil, aumentando a interlocução com as mais diversas partes interessadas, desde membros da sociedade local, passando pela interlocução com os demais poderes públicos, chegando até os grandes “players” de negócios, bem como com as demais secretarias de governo.
A Secretaria de Agricultura poderia ser reposicionada para uma Secretaria de Agricultura, Pesca e Sustentabilidade Ecológica, adotando uma identidade de reforçar e Integrar práticas sustentáveis no desenvolvimento agrícola e pesqueiro, buscando fortalecer a economia desse setor, além de fomentar pesquisas e adotar modelos de verticalização das respectivas produções e atração de grandes “players” em escala industrial/comercial, fomentando emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico e ecológico;
Reposicionar a Secretaria de Saúde, para uma Secretaria de Saúde e Bem-Estar, que teria a incumbência de ampliar serviços de saúde pública, para além do conceito da saúde básica, buscando a promoção do bem-estar físico e mental como elementos fundamentais dos cuidados para uma sociedade moderna.
O fim de um ciclo de gestão municipal está chegando e a expectativa de um novo ciclo de sucesso organizacional é aguardado pela sociedade Matense. Entre as propostas do Plano de governo de Bira da Barraca e avaliações elencadas por uma série de especialistas consultados, o que se espera na realidade é que o governo esteja sempre atento as questões da transparência pública, e que os líderes em cada pasta sejam profissionais técnicos e habilitados para as suas respectivas funções, considerando suas respectivas experiências e devidas formações profissionais. Esse aspecto faz toda a diferença para uma gestão de excelência.