24°C 28°C
Salvador, BA

PGJ prestigia posse de ex-procuradores do MPBA como desembargadores do TJBA

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Pedro Maia, participou nesta tarde (20) da posse dos desembargadores...

Redação
Por: Redação Fonte: MP - BA
21/01/2025 às 12h42 Atualizada em 21/01/2025 às 12h44
PGJ prestigia posse de ex-procuradores do MPBA como desembargadores do TJBA
Foto: Reprodução/MP - BA

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Pedro Maia, participou nesta tarde (20) da posse dos desembargadores Ricardo Régis Dourado e Nivaldo dos Santos Aquino no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Os dois ex-procuradores de Justiça do MPBA foram escolhidos pelo governador Jerônimo Rodrigues para ocupar as vagas destinadas ao Ministério Público, conforme o quinto constitucional, e empossados pelo Pleno do TJBA, presidido pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

“Este é um momento de grande alegria e emoção. A posse é o fechamento de um ciclo. Para os egressos do MP, marca o fim de uma carreira ministerial e o início de uma trajetória na magistratura. Os integrantes do quinto constitucional trazem uma visão diferenciada, um manancial de conhecimento e vivência que permitem construir uma Justiça mais ampla e transversal, beneficiando toda a sociedade. São profissionais que honraram suas carreiras no Ministério Público e, sem dúvida, enriquecerão o trabalho do colégio de desembargadores”, destacou a presidente do TJBA.

Trajetória dos novos desembargadores

 

Foto: Reprodução/MP - BA
Foto: Reprodução/MP - BA

Nivaldo dos Santos Aquino ingressou no Ministério Público em 1991, atuando inicialmente na comarca de Ibirapitanga. Em 1993, foi promovido por antiguidade para a comarca de Ubatã, passando também por Gandu antes de chegar a Salvador, em 1995. Na capital, desempenhou suas funções em Promotorias de Justiça de Assistência, Criminal e na Vara do Júri. Em 2015, foi promovido por merecimento ao cargo de procurador de Justiça Cível, e posteriormente nomeado procurador de Justiça Criminal. Durante a cerimônia, ele expressou sua emoção ao assumir o cargo de desembargador: “A posse representa o fechamento de um ciclo de minha vida profissional no Ministério Público e o início de uma nova etapa na magistratura. Carrego comigo a experiência acumulada ao longo de três décadas de dedicação ao MP e o compromisso de contribuir para o fortalecimento da Justiça baiana.”

 

 

Foto: Reprodução/MP - BA
Foto: Reprodução/MP - BA

Ricardo Régis Dourado iniciou sua carreira no MPBA também em 1991, como promotor de Justiça Substituto na comarca de Gentio do Ouro. Após ser promovido para Mutuípe, chegou a Feira de Santana em 1995. Em 1998, foi promovido por antiguidade para Salvador, onde atuou em Promotorias de Assistência, Infância e Juventude, Criminal e de Família. Em 2014, ascendeu ao cargo de procurador de Justiça Cível. Em seu discurso, Dourado destacou a honra de assumir o novo desafio: “É com emoção e humildade que assumo esta responsabilidade. Agradeço aos colegas do Ministério Público pelo aprendizado e à liderança do procurador-geral de Justiça Pedro Maia, que sempre foi uma referência. Chego ao Tribunal de Justiça com o compromisso de servir à sociedade e honrar esta nova missão.”

 

 

Foto: Reprodução/MP - BA
Foto: Reprodução/MP - BA

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas a presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes; o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; os conselheiros do CNJ José Edivaldo Rocha Rotondano e João Paulo Santos Schoucair; a defensora pública Monica Dragão, representando a defensora pública-chefe Firmiane Venâncio; e a conselheira federal da OAB, Esmeralda Oliveira, representando a presidente da OAB-BA, Daniela Borges. A solenidade reafirmou a relevância do diálogo e da colaboração entre o Ministério Público e o Poder Judiciário para o fortalecimento da Justiça na Bahia.

 

 

Fotos: Humberto Filho / Cecom MPBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários