25°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

China e EUA se Reúnem Pela Primeira Vez para Discutir Tarifas Comerciais

Primeira reunião em Genebra busca reduzir tensões, mas divergências ainda são grandes.

Por: Tatiane Almeida
07/05/2025 às 10h26
China e EUA se Reúnem Pela Primeira Vez para Discutir Tarifas Comerciais
Reprodução

Neste fim de semana, representantes da China e dos Estados Unidos se encontrarão em Genebra, na Suíça, para a primeira rodada de negociações diretas sobre as tarifas comerciais impostas por ambos os países. O diálogo ocorre em meio a crescentes tensões após o anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, em abril, de aumentar as tarifas sobre uma série de produtos chineses – medida que levou Pequim a retaliar com sobretaxas sobre importações dos EUA.

A escalada protecionista tem gerado preocupação no mercado global, com temores de que a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo possa afetar o crescimento econômico internacional. A reunião em Genebra representa uma tentativa de reduzir as tensões e buscar uma solução negociada, embora analistas avaliem que as diferenças entre os dois lados ainda sejam significativas.

Enquanto os EUA acusam a China de práticas comerciais desleais e roubo de propriedade intelectual, Pequim defende que as medidas americanas violam as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e prejudicam a estabilidade econômica global. O resultado deste primeiro encontro será crucial para definir se haverá espaço para um acordo ou se a guerra comercial continuará a se intensificar.

O mundo aguarda com expectativa para ver se as duas potências conseguirão encontrar um caminho de conciliação ou se as tarifas seguirão como mais um capítulo na complexa relação sino-americana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários