Com o compromisso de construir um município mais organizado e funcional, a Prefeitura de Camaçari intensificou, nos primeiros seis meses de 2025, a qualificação e ampliação dos serviços públicos para beneficiar toda a população. As ações englobaram desde a retomada do transporte público emergencial, passando pela modernização da iluminação pública, até o reforço na limpeza e manutenção urbana, sempre com foco na qualidade de vida dos moradores.
Um dos grandes destaques do semestre foi o lançamento do Conecta Camaçari, sistema emergencial de transporte público que opera com uma frota de 40 veículos modernos, equipados com ar-condicionado, elevadores para pessoas com deficiência (PCD) e Wi-Fi. Com 28 roteiros, o sistema atende 47 bairros da sede, da orla e da zona rural.
“Durante esse período, realizamos estudos e levantamentos para estruturar a contratação emergencial. Contamos com o apoio de diversos setores do governo, e hoje estamos com o contrato vigente, garantindo atendimento a todos os bairros”, destaca Edmilson Sousa, diretor-superintendente de Trânsito e Transporte Público.
Além disso, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) emitiu 169 credenciais para estacionamento especial e renovou centenas de alvarás para transporte escolar, táxis comuns e especiais. Em junho, foi concedido o primeiro alvará para um táxi 100% elétrico na cidade, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) avançou na modernização da iluminação pública, instalando 882 novos pontos e substituindo equipamentos para maior eficiência e economia de energia, com tecnologia LED em avenidas, ruas e praças da cidade. Locais como a Praça da Caixa D’Água, Avenida Eixo Urbano Central e regiões da orla como Jauá, Arembepe e Monte Gordo receberam melhorias significativas.
As ações de limpeza e manutenção urbana foram intensificadas e realizadas de forma contínua em toda a sede, orla e zona rural, incluindo roçagem, capinagem, retirada de entulhos, poda de arbustos, desobstrução de bueiros, entre outras intervenções. As áreas beneficiadas abrangem avenidas, escolas, postos de saúde, espaços esportivos e de lazer como a Avenida Jorge Amado, Campo de Futebol do Limoeiro, Vila de Abrantes e várias localidades da orla.
Na orla, a limpeza das praias e rios foi reforçada com remoção constante de resíduos, promovendo a preservação ambiental e o turismo sustentável. Essa ação contou com a atuação integrada da Limpec, Naturalle e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).
Um ponto alto do semestre foi a atenção especial aos catadores de material reciclável durante o Camaforró 2025. Pela primeira vez, eles contaram com pesagem e pagamento imediato dos materiais recolhidos. Para garantir segurança e conforto, a Limpec distribuiu 77 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo luvas, botas, protetores auriculares e óculos de proteção. O resultado foi a coleta de mais de 3 toneladas de recicláveis durante os quatro dias do evento.
O Programa TSTU, que atende 3.240 usuários com 72 roteiros, também passou por melhorias significativas: otimização de horários, renovação da frota, modernização do sistema de cadastro e comunicação direta com os beneficiários. Para o segundo semestre, está prevista a criação de um novo Espaço Universitário na sede, na Casa da Criança e do Adolescente, em parceria com a Diretoria de Juventude, para ampliar o acesso e o diálogo com os usuários.
No Centro da cidade, a Secretaria de Serviços Públicos realocou 106 ambulantes após diálogo com comerciantes e a comunidade, promovendo o ordenamento urbano. Foram realizados também cadastramentos para eventos como o Festival de Arembepe e os festejos juninos, com mais de 600 registros apenas para o Camaforró 2025.
Para garantir o bem-estar de cerca de 1.000 permissionários e aproximadamente 4.000 visitantes diários, o Centro Comercial de Camaçari recebeu intensas ações de higienização e manutenção, incluindo limpeza de caixas de gordura, esgoto, fossa, além de lavagem e organização dos setores de açougue, peixaria, praça de alimentação, hortifruti e camelódromo.
Os seis primeiros meses da nova gestão municipal foram marcados pela humanização do atendimento e o cuidado com a cidade e seus moradores. Com o planejamento já em andamento, a Prefeitura segue firme nas diversas ações de manutenção, revitalização e ampliação dos serviços públicos, com o objetivo de construir um Camaçari cada vez melhor para se viver.