
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta sexta-feira (26). O levantamento indica que Lula aparece com folga no primeiro turno, mas encontra um cenário de maior equilíbrio em uma eventual disputa de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP).
De acordo com os dados, no primeiro turno Lula venceria com ampla vantagem a maioria dos nomes testados. O maior distanciamento ocorre no confronto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que soma 24,4% das intenções de voto, enquanto o presidente alcança 37,2%. O petista também aparece à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 37,8% contra 26,2%, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, em um cenário de 36,9% para Lula e 31,3% para o ex-chefe do Executivo.
Já no recorte do segundo turno, o cenário se mostra mais disputado. Contra o senador Flávio Bolsonaro, Lula mantém a dianteira com 44,1% das intenções de voto, enquanto o parlamentar atinge 41%. A diferença, no entanto, configura um empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de dezembro, ouvindo 2.038 eleitores em 163 municípios distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal. A pesquisa possui nível de confiança de 95%, o que reforça a relevância dos dados para o cenário político nacional e para as projeções iniciais da disputa presidencial de 2026.