
Mensagens e vídeos que circulam em grupos de WhatsApp e nas redes sociais afirmando que estaria chegando aos consumidores um suposto “recibo falso” da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não passam de fake news. A informação é falsa e tem causado confusão entre os clientes da concessionária em diversas cidades da Bahia.
Na realidade, a Embasa mudou o modelo da conta de água, que começou a ser entregue aos baianos neste mês de janeiro. O novo layout da fatura foi divulgado oficialmente pela empresa no início do ano e faz parte de um processo de modernização, trazendo mais segurança, transparência e praticidade para os consumidores.
Entre as principais mudanças estão novos elementos visuais e a reorganização das informações. A fatura agora conta com destaque para o QR Code de pagamento via PIX, facilitando o pagamento, além da inclusão de um segundo QR Code, que direciona o cliente para a nota fiscal do serviço prestado pela empresa.
Com a atualização, a conta de água da Embasa passa a ser também um DANFe – Documento Auxiliar de Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica. Na parte superior da fatura, o consumidor encontra um QR Code que permite acessar a nota fiscal eletrônica, além de dados como a chave de acesso e o site para consulta do documento fiscal.
Já o QR Code para pagamento via PIX permanece na parte inferior da fatura, agora acompanhado de informações adicionais importantes para a conferência antes do pagamento, como o CNPJ da Embasa (13.504.675/0001-10) e o banco recebedor (Citibank). Esses dados ajudam o cliente a confirmar que o pagamento está sendo direcionado corretamente à empresa, reduzindo o risco de golpes.
A Embasa orienta que, antes de efetuar qualquer pagamento, o consumidor confira atentamente todas as informações da fatura, especialmente o nome do beneficiário, o CNPJ e o banco recebedor. Em caso de dúvida, a recomendação é buscar os canais oficiais de atendimento da empresa.
Segundo a concessionária, a modernização da conta atende às exigências da nova regulamentação da Reforma Tributária e reforça o compromisso com mais clareza nas informações fiscais, além de oferecer maior comodidade aos clientes em todo o estado.
O modelo da nova fatura pode ser consultado no site institucional da Embasa, assim como um vídeo explicativo divulgado nos perfis oficiais da empresa nas redes sociais, que detalha todas as mudanças e orienta os consumidores sobre como identificar a conta verdadeira.
A empresa reforça que não houve envio de recibos falsos e alerta a população para não compartilhar informações não verificadas, ajudando a combater a disseminação de fake news.