
Um supermercado localizado em Praia do Forte, distrito de Mata de São João, foi autuado pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) por comercializar carne bovina imprópria para o consumo humano.
De acordo com o órgão, durante a fiscalização foram apreendidos 140,70 quilos de carne, além de uma quantidade expressiva de produtos com prazo de validade vencido. Ao todo, 155 itens irregulares foram retirados das prateleiras.
Segundo o diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, o estabelecimento responderá a um processo administrativo. “Os produtos em questão foram descartados na presença dos fiscais para serem retirados definitivamente do mercado de consumo”, explicou.
Ainda conforme o Procon, a administração do supermercado foi formalmente orientada quanto à obrigatoriedade da correta rotulagem dos produtos, do controle rigoroso de qualidade e do cumprimento integral do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A ação ocorreu na última quinta-feira (22) e integra a Operação Verão, que intensifica fiscalizações em estabelecimentos comerciais de localidades turísticas, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e os direitos dos consumidores durante o período de maior fluxo de visitantes.