
As lideranças da BYD e do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) se reuniram, nesta quinta-feira (5), em Salvador, para discutir ações voltadas ao fortalecimento da operação da empresa no estado e à ampliação do suporte técnico e institucional ao complexo industrial instalado em Camaçari.
Participaram do encontro o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, e o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, além de executivos das entidades que integram o sistema. A reunião, realizada na sede da FIEB, reforçou o compromisso conjunto com o desenvolvimento industrial da Bahia e com a consolidação do investimento da montadora chinesa, considerado estratégico para a cadeia produtiva, a geração de empregos e o avanço tecnológico no estado.
Durante a agenda, representantes da BYD solicitaram informações relacionadas à qualificação de mão de obra, certificação de origem, produção de conteúdo local e também discutiram as possibilidades de exportação a partir da Bahia para mercados como México, Argentina, Uruguai e outros países do Mercosul ainda neste ano.
Segundo Tyler Li, a Bahia já ocupa um papel central na estratégia da companhia. “A Bahia é nossa casa agora. Nos últimos três meses, avançamos significativamente em conteúdo local, mas precisamos de engenheiros e trabalhadores qualificados. Também queremos compreender melhor as possibilidades de exportar a partir daqui para países do Mercosul e para o México”, afirmou. O executivo destacou ainda o interesse da empresa em estabelecer uma parceria de longo prazo com a FIEB. “Queremos uma relação duradoura e precisamos de muito apoio da FIEB nesse processo”, completou.
O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, ressaltou como cada entidade do sistema — SESI, SENAI, SENAI Cimatec, IEL, FIEB e CIEB — pode contribuir diretamente para a expansão da BYD na Bahia, especialmente nas áreas de formação profissional, inovação, tecnologia e gestão. “Estamos aqui para apoiar e dar todo o suporte possível, pois sabemos da importância estratégica desse investimento para a Bahia, tanto do ponto de vista industrial quanto da geração de emprego e renda”, destacou.
A fábrica da BYD em Camaçari é a primeira unidade automotiva da empresa no Brasil e já se consolida como a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina. Desde outubro, a unidade produziu cerca de 25 mil veículos eletrificados. Durante o processo de implantação, foi firmado com os governos estadual e federal o compromisso de nacionalização gradual da produção. A meta é que, até o final de 2026, 50% dos componentes dos veículos sejam de origem nacional.
Líder global em veículos movidos a novas energias — elétricos e híbridos plug-in —, a BYD atua há mais de uma década no Brasil. A empresa também se destaca na produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. Atualmente, opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, iniciou a construção do Complexo de Camaçari, que abrigará o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia.
A BYD é ainda responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech foi responsável por 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos vendidos no Brasil, alcançando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no país. Com a missão de reduzir a temperatura da Terra em 1ºC, a empresa é referência global na transição para uma economia de baixo carbono, alinhada ao Pacto Global da ONU e à revolução sustentável do setor automotivo.