23°C 24°C
Salvador, BA
Publicidade

Digitalização alavanca cadastros em programas de fidelidade

Empresário expõe como a fidelização ajuda a reter os clientes pulverizados no ambiente digital

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA) Fonte: Agência Dino
31/10/2022 às 15h50
Digitalização alavanca cadastros em programas de fidelidade
Foto: Reprodução

Os cadastros em programas de fidelidade chegaram a 185,7 milhões no final de junho de 2022, segundo a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). Clientes de tais serviços já ultrapassam 68 milhões de pessoas. Paralelamente, 70% dos pequenos negócios passaram a digitalizar os serviços durante a pandemia, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Para a ABEMF, o salto na digitalização aumentou as possibilidades de impulsionar a fidelização de consumidores. 

Ainda segundo a entidade que analisa o setor, 60% dos clientes estão usando mais os programas de fidelidade desde o início da pandemia ou pretendem passar a usar com maior frequência - indicadores estes que reforçam a tendência do mercado. 

Para Angelo Gomes, CEO da Meu APP de Fidelidade, a dinâmica do mundo digital, ao mesmo tempo que favorece o setor de vendas, também é um desafio. 

“O acesso dos consumidores a tudo que anseiam faz com que exista uma volatilidade no padrão de compras”, diz. As estratégias de fidelização são então, segundo ele, uma forma de “criar um laço com o cliente”.

As recompensas aos consumidores variam. Entre as possibilidades destes programas, estão o fato de poder acumular pontos para, mais à frente, garantir descontos em medicamentos, adquirir utensílios domésticos (uma prática antiga, mas que ainda funciona) ou abatimento em parte das compras no supermercado. A ABEMF identificou que 78% das pessoas cadastradas têm a percepção de que os programas ajudam a economizar. 

A expectativa dos profissionais do setor, agora, é que o segundo semestre possa registrar dados positivos como os que foram obtidos nos seis primeiros meses do 2022 - ainda de acordo com dados da Abemf, no primeiro semestre, as empresas do mercado de fidelidade registraram um faturamento bruto de R$ 4,4 bilhões, em um crescimento de 75,8% em relação ao primeiro semestre de 2021 e 20,0% maior do que no mesmo período de 2019.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
26°
Tempo limpo
Mín. 23° Máx. 24°
27° Sensação
4.9 km/h Vento
68% Umidade
91% (0.97mm) Chance chuva
05h30 Nascer do sol
17h30 Pôr do sol
Domingo
24° 24°
Segunda
25° 23°
Terça
25° 23°
Quarta
25° 23°
Quinta
25° 24°
Economia
Dólar
R$ 5,35 +0,04%
Euro
R$ 6,27 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 656,939,24 -0,18%
Ibovespa
142,271,58 pts -0.61%