Uma equipe formada por cinco alunas do Colégio Estadual Antônio Figueiredo, de Ibiassucê, no Sudoeste do estado, descobriu que a erva-cidreira pode combater apodrecimento da banana da prata.
Orientadas pela professora Fernanda Ilaria, as jovens Lavínnia Cardoso, Maria Fernanda Silva, Luna Fernandes Farias, Helaine Pereira e Isadora Vasconcelos utilizaram o óleo da planta em questão nas frutas usadas na pesquisa e constataram retardo em seu amadurecimento.
As bananas, sem as substâncias, ficaram com manchas escuras e houve início do processo de apodrecimento. Já a amostra testada com óleo de erva-cidreira teve uma maturação mais saudável, segundo a professora Fernanda Ilaria.
O consumo da banana da prata é comum no Sudoeste da Bahia, onde há muitos produtores da fruta. A proposta de pesquisa teve início quando as alunas perceberam que havia grande desperdício de bananas.
“Já que é uma fruta perecível e tem, muitas vezes, o transporte e conservação inadequados, a banana apodrece muito rápido. Com isso, a ideia surgiu com o objetivo de retardar o processo de amadurecimento da fruta, ajudando assim os produtores e os consumidores”, diz a professora Fernanda Ilaria.
O projeto, que está em andamento, faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, com participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba).