25°C 27°C
Salvador, BA

Internautas temem a volta de Filó para a natureza

Capivara que vivia com influencer é entregue ao Ibama e gera comoção nas redes sociais

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
29/04/2023 às 11h03
Internautas temem a volta de Filó para a natureza
Foto: Reprodução

A capivara Filó, que ficou famosa nas redes sociais por aparecer em vídeos ao lado do influencer Agenor Tupinambá, foi entregue ao Ibama na última quinta-feira (27/04), após uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. O fazendeiro, que mora em Autazes (AM), teve que se despedir da sua companheira de quatro anos e ainda pagar uma multa de mais de R$ 17 mil.

Filó foi transportada em um avião até Manaus, onde foi levada para um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que deve fazer um trabalho para que ela seja reintegrada à natureza. Essa decisão, no entanto, gerou preocupação e tristeza entre os internautas e seguidores de Agenor, que temem pela sobrevivência da capivara em seu habitat natural.

Muitos comentários nas redes sociais expressaram o receio de que Filó fosse devorada por animais selvagens ou sofresse com a falta do seu antigo dono. Alguns chegaram a comparar a situação com a de tirar um filho de uma mãe e jogar para os lobos.

Agenor, por sua vez, publicou uma nota de despedida nas redes sociais, onde afirmou que essa foi a sua maior prova de amor pela Filó e que o seu verdadeiro habitat natural é o seu coração. Ele também disse que entende o trabalho do Ibama e que espera que a capivara encontre um bando para se integrar.

Filó surgiu na vida de Agenor após sua mãe ter sido caçada por indígenas para servir de alimento. Só depois os indígenas viram que ela estava prenha e resolveram preservar o filhote entregando-o a um primo de Agenor, que por sua vez deu a capivara aos seus cuidados. Foi assim que Agenor virou “pai” da capivara e começou a mostrar sua rotina com ela nas redes sociais.

Vale lembrar que a reintegração à natureza é um processo por quais animais que foram resgatados de situações de cativeiro, tráfico ou maus-tratos são devolvidos ao seu ambiente natural, onde podem viver livremente. O processo é coordenado pelo Ibama e envolve uma série de medidas para garantir a sobrevivência e o bem-estar dos animais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários