MAIS BAHIA 1024
MAIS BAHIA 0924 - H
Whatsapp
Economia

Opep: produção de petróleo cai no Brasil; projeção é de crescimento

Queda de 147 mil barris por dia foi registrada em março

11/05/2023 18h50
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Fonte: Agência Brasil
© Tania Regô/Agência Brasil
© Tania Regô/Agência Brasil

Aprodução depetróleodo Brasil registrou quedade147 mil barrisde petróleopor dia (bpd) em março deste ano em relação afevereiro, para uma média de 3,1 milhões de bpd, segundoa Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

No relatório mensal publicado nesta quinta-feira (11), a Opep apontaexpectativa de crescimento da produção brasileira, com aumentoem alguns campos. Porém, ressaltaque a exploraçãoem plataformasoffshore(estrutura para perfuração em alto-mar)deve causaralgumas interrupções.

Continua após a publicidade
Anúncio

O documento cita o Brasil como um dos principais impulsionadoresda oferta de combustíveis líquidos em 2022, ao lado dosEstados Unidos, da Rússia, do Canadá, da Guiana e da China. Asmaiores quedas na produção foram registradasna Noruega e na Tailândia.

Em relação a este ano, aOpep avaliao investimento decapital para exploração de petróleo e gás brasileiros deve ter altade 15% na comparação com 2022.

PIB

No relatório, aOpep mantém crescimentode 2,6% do Produto Interno Bruto(PIB)global em 2023, assim como as estimativas para osEstados Unidos, em 1,2%;e zona do euro, em 0,8%.Com relação àChina, a projeçãoé maior, de 5,2% em 2023.

De acordo com o documento, a economia do Brasil deve crescer 1% em 2023, com recuo depoisdo avanço de2,9% no ano anterior. "Os juros e a inflação elevados devem provocar desaceleração do crescimento, com espaço fiscal limitado para investimentos internos no Brasil”, avalia a Opep.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários